DEMOCRACIA EM VERTIGEM: UMA NARRATIVA DOCUMENTAL QUE VAI ALÉM DA MERA REPRESENTAÇÃO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BADIOU, Alain. Petit manuel d’inesthétique. Paris: Seuil, 1998.
BAZIN, André. O Que é o Cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
CANUDO, Ricciotto. Birth of a Sixth Art [1911]. In: ABEL, Richard. French Film Theory and Criticism. Princeton: Princeton UP, 1988, p. 58-65.
EISENSTEIN, Sergei Mikhailovich. Métodos de montagem. 1929. Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2020.
________. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002a.
________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002b.
FÉLIX, José. A Teoria Contemporânea do Cinema. Pontos de Interrogação, Vol. 6, N. 1, jan-jun, p. 29-52, 2016.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas, SP: Papirus, 2011.
GUTFREIND, Cristiane Freitas. O filme e a representação do real. E-Compós – Revista da Associação nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Agosto de 2006.
JORGE, Luiz Eduardo. Cinema documental e realidade social. Iluminuras, Vol. 11, N. 26, 2010.
LANDIM, Marisa. O primeiro cinema e o cinema contemporâneo: algumas aproximações. 2008. Contemporânea, Edição Especial, Vol. 6 n. 3.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema. Volume II. São Paulo: Senac, 2005.
________. Introdução ao documentário. Campinas: Editora Papirus, 2008.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Editora SENAC, 2008.
RIVETTE, Jacques. De la abyección. In: BAECQUE, Antoine de (org.). Teoría y crítica del cine: avatares de una cinefilia. Barcelona: Paidós, 2005. pp.36-38.
ROCHA, Simone; MATOS, Daniela; SALVO, Fernanda; SOUTO, Mariana. Os estudos culturais e os entrelaçamentos entre comunicação e cultura: uma análise do filme um cão sem dono. Revista Interin, Vol. 9, N. 1, p. 1-15, 2010).
ROSENZWEIG, Patrícia Quitero; BERARDO, Rosa. Personalidades construídas no cinema documentário. Curitiba: CRV, 2019.
SILVA, João Nunes; ALVES, Anderson de Souza. Ator social e personagem e suas implicações no documentário. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife. 2 a 6 de setembro de 2011.
STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
VERTOV, Dziga. Nascimento do cine-olho [1924]. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983, p. 260-262.
DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i1.8126
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B2