ELEIÇÕES DO QUÉBEC NAS CAPAS DE LE JOURNAL DE MONTRÉAL E LA PRESSE: 2008, 2012 E 2014

Conteúdo do artigo principal

Lucas Lopes de Santana

Resumo

Este artigo examina a visibilidade dos atores políticos na cobertura jornalística das eleições do Quebec de 2008 a 2014. Analisamos notícias de Le Journal de Montréal e La Presse publicadas nos 20 dias anteriores aos 20 dias seguintes às votações. Descobrimos que chefes têm mais muito mais visibilidade que demais atores; o ranking de visibilidade espelhou o resultado das urnas.

This article examines the visibility of political actors in news coverage of the Quebec elections from 2008 to 2014. We analyzed texts from Le Journal de Montréal and La Presse published from 20 days preceding to 20 days following the polls. We found that leaders are much more visible than other actors; the visibility ranking mirrored elections outcomes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES DE SANTANA, L. ELEIÇÕES DO QUÉBEC NAS CAPAS DE LE JOURNAL DE MONTRÉAL E LA PRESSE: 2008, 2012 E 2014. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 32–36, 2020. DOI: 10.18224/pan.v9i2.8079. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8079. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Lucas Lopes de Santana, Universidade de Brasília

Doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). O presente trabalho é o resultado de um estágio de doutorado na Université du Québec à Montréal que recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Processo n. 88881.387932/2019-01.

Referências

BÉLANGER, É.; GÉLINEAU, F. Le vote économique en contexte de crise financière : l'élection provinciale de 2008 au Québec. Canadian Journal of Political Science, 44, n. 3, p. 529-551, 2011.

BRIGHENTI, A. Visibility: A Category for the Social Sciences. Current Sociology, 55, n. 3, p. 323-342, 2007.

CHAREST, J. Mot du chef du Parti libéral du Québec et Premier Ministre. L'économie d'abord Oui: programme électoral du Parti libéral du Québec. Québec: Parti libéral du Québec, 2008.

DAOUST, J.-F. Vote stratégique au Québec : analyse de l’élection de 2012. Politique et Sociétés, 34, n. 2, p. 3-15, 2015.

DOWNS, A. An economic theory of democracy. 1ª ed. Boston: Addison Wesley, 1957.

DUFOUR, P.; SAVOIE, L.-P. Quand les mouvements sociaux changent le politique. Le cas du mouvement étudiant de 2012 au Québec. Canadian Journal of Political Science, 47, n. 3, p. 475-502, 2014.

GUAY, J. H.; GAUDREAU, S. Les élections au Québec: 150 ans d'une histoire mouvementée. Québec: Les Presses de l'Université Laval, 2018.

GUAZINA, L. Quando cultura política e subcultura jornalística andam de mãos dadas: a desconfiança na política em tempos de escândalo. In: 23º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2014, Belém, Pará, Anais do 23º Compós, 2014. p. 1-15.

LAWLOR, A.; BASTIEN, F. La campagne vue par la presse écrite. In: BASTIEN, F.; BÉLANGER, É.; GALINEAU, F. (Ed.). Les Québécois aux urnes, Montréal: Les presses de l'Université de Montréal, 2013. p. 109-122.

MCALLISTER, I. The personalization of politics. In: DALTON, R. J. e KLINGEMANN, H.-D. (Ed.). The Oxford handbook of political behavior. Oxford: Oxford University Press, 2007.

PARENTEAU, D. Républicanisme et souveraineté : des questions identitaire et sociales vers la question du régime politique. Bulletin d'histoire politique, 23, n. 1, p. 232, 2014.

THOMPSON, J. B. The New Visibility. Theory, Culture & Society, 22, n. 6, p. 31-51, 2005.