CRÍTICA EM 280 CARACTERES: UMA ANÁLISE DA CRÍTICA DE TELEVISÃO NO TWITTER.

Camila Souto

Resumo


O presente artigo investiga o modo como os críticos de TV se apropriam do Twitter para difundir sua produção. Por meio de análise da atuação de Cristina Padiglione, Nilson Xavier e Patrícia Kogut nessa rede social, procura-se compreender, em que medida, seu uso promove diálogo com o telespectador e contribui com o desenvolvimento das produções audiovisuais da TV brasileira.

Palavras-chave


Televisão brasileira; Crítica de televisão; Twitter

Texto completo:

PDF

Referências


BACCEGA, Maria Aparecida. Crítica de televisão: aproximações. In: MARTINS, Maria Helena (org.). Outras leituras: literatura, televisão, jornalismo de arte e cultura, linguagens interagentes. São Paulo: Editora SENAC/Itaú Cultural, 2000.

BERNARDO, Aglair; SPECK, Filipe. What are you doing?: uma reflexão sobre o Twitter. Estudos em Jornalismo e Mídia, UFSC, Santa Catarina, v. 7, n. 1, p. 74-76, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/

view/1984-6924.2010v7n1p74. Acesso em: 10/06/2018.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/

pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa

-brasileira-de-midia-pbm-2016-1.pdf/view7. Acesso em: 10/06/2018.

COELHO, Taysa. 10 fatos sobre o uso de redes sociais no Brasil que você precisa saber. Techtudo. 9 fev. 2018. Disponível em: https://goo.gl/Bh8RHH. Acesso em: 10/06/2018.

‘CRESCE’ PERCENTUAL PERCENTUAL DE BRASILEIROS QUE ASSISTEM TV E NAVEGAM NA INTERNET AO MESMO TEMPO, DIZ PESQUISA. G1. 14 mai. 2018. Disponível em: https://goo.gl/rVejci. Acesso em: 10/06/2018.

FERREIRA, Raquel Carriço. Televisão e consumo: programação e crítica do gosto. Um caso brasileiro. Observatorio (OBS*), OberCom, Portugal, v. 4, n. 1, p. 239-253, 2010. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/285. Acesso em: 10/06/2018.

GARCIA, Maria Cecília. Reflexões sobre a crítica teatral nos jornais: Décio de Almeida Prado e o problema da apreciação da obra artística no jornalismo cultural. São Paulo: Editora Mackenzie, 2004.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GRECO, Clarice. Brasil: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. In: ____________; GOMEZ, Guillermo Orozco. Ficção televisiva Ibero-Americana em plataformas de video on demand. Porto Alegre: Sulina, 2018.

LUZ, Lia; GICO, Vânia. Twitter: a nova ferramenta de comunicação da vida da metrópole na perspectiva de Georg Simmel. Revista Inter-legere, UFRN, Natal, n. 10, 17 set. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4216. Acesso em: 07/06/2018.

SILVA, Fernanda Maurício da. Em busca de um telejornalismo legítimo: critérios de qualidade nas críticas de Artur da Távola dos anos 1970. Significação, USP, São Paulo, v. 41, n. 41, pp. 57-78, jul./2014.

SILVA, Pedro Paulo. O ofício de ver TV: a crítica televisiva de Helena Silveira na Folha de S. Paulo (1970-1984). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2013. Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu. Disponível em: http://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/595-1612-1-PB.pdf. Acesso em: 10/06/2018.

_________________. Jornalismo, telenovela e cultura na coluna “Helena Silveira Vê TV” (1970-1984). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2015. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-15122015-151858/es.php. Acesso em: 10/06/2018.

TÁVOLA, Artur da. A telenovela brasileira: história, análise e conteúdo. São Paulo: Globo, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v9i1.7395

Rodapé - Panorama
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis B4

Visitantes - (04/09/2017 - 21/10/2019)
País Usuários
Brasil 6.269
França 264
Estados Unidos 225
Portugal 141
Angola 40
Itália 29
Alemanha 20
México 16
Moçambique 15

Fonte: Google Analytics.