PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM ESTATAIS: UMA VISÃO DE GESTORES DAS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO E COMPLIANCE

Conteúdo do artigo principal

Marina Soares Sabioni Martins
Robson Dias
Victor Márcio Laus Reis Gomes
João José de Azevedo Curvello

Resumo

Artigo discute a importância da área de comunicação na implantação de Programas de Integridade/Compliance em estatais brasileiras. Relatórios públicos de quatro estatais (Correios, Banco do Nordeste, Eletronorte e Furnas), produzidos pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), em 2015, foram descritos quanto à comunicação. Uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada, foi realizada em uma dessas estatais investigadas, aqui chamada de empresa Alfa. Os resultados preliminares são apresentados nesse artigo e mostram as diferenças presentes nas opiniões dos gestores das áreas de Comunicação Interna e Departamento Compliance.

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Como Citar
MARTINS, M. S. S.; DIAS, R.; GOMES, V. M. L. R.; CURVELLO, J. J. de A. PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM ESTATAIS: UMA VISÃO DE GESTORES DAS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO E COMPLIANCE. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 8–13, 2020. DOI: 10.18224/pan.v9i2.7246. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/7246. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Marina Soares Sabioni Martins, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutoranda em Comunicação (PPGFAC/UnB), Mestre em Comunicação (PPGCOM/UCB), graduada em Comunicação Organizacional (UnB).Analista em Comunicação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

João José de Azevedo Curvello, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do curso de Comunicação Organizacional (UnB) e da linha de Teorias e Tecnologias de Comunicação (PPGFAC/UnB). Líder do grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS). http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4412583277644683

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