Capital social e confiança em plataformas digitais: estudo comparativo entre Airbnb e Couchsurfing

Franciele Silva, Vanessa Valiati, Ana Clara Schuler

Resumo


Esta pesquisa busca analisar a construção de confiança e capital social nas plataformas digitais Airbnb e Couchsurfing, que oferecem o serviço de busca e oferta de hospedagem pela internet. Neste percurso, aborda-se a economia colaborativa junto aos valores que são trazidos nestes negócios, para, posteriormente, relacionar essas ideias às definições de redes sociais e plataformas digitais e como isso envolve os conceitos de confiança e capital social. A metodologia compreende uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da observação e comparação da dinâmica das plataformas e das interações entre os membros, além da aplicação de um questionário online.

Texto completo:

PDF

Referências


BAYM, N. K. Personal connections in the digital age: digital and society series. 1. ed. Kansas: Politybooks, 2010.

BORNELI, J. Airbnb recebe novo aporte e se iguala a Petrobras e Vale em valor de mercado. StartSe, São Paulo, dez. 2015. Disponível em: https://www.startse.com/noticia/mercado/15591/airbnb-recebe-novo-aporte-e-se-iguala-a-petrobras-e-vale-em-valor-de-mercado. Acesso em: 25 jan. 2019.

BOSTMAN, R.; ROGERS, R. What’s mine is yours: the rise of collaborative consumptiom. Roo: Harper Collins, 2011.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. Handbook of theory and research for the sociology of education. Westport, CT: Greenwood: 1986. cap. 1. p. 241-58. Disponível em: http://www.socialcapitalgateway.org/sites/socialcapitalgateway.org/files/data/paper/2016/10/18/rbasicsbourdieu1986-theformsofcapital.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser. Porto Alegre: Sulina, 2013.

CHASE, R. Peers inc: how people and platforms are inventing the collaborative economy and reinventing capitalism. 1. ed. Nova Iorque: Public Affairs, 2015.

CHOUDARY, S. P. Plataform scale: how an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment. 1. ed. Nova Iorque: Platform Thinking Labs, 2015.

COLEMAN, J. S. Social capital and the creation of human capital. American Journal of Sociology, [s. l.], n. 94, p. S95-S120, 1988. Disponível em: https://www.econ.msu.ru/cmt2/lib/c/477/File/Social%20Capital%20in%20the%20Creation%20of%20Human%20Capital.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.

FUKUYAMA, F. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HOWE, J. O poder da Multidões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

JOHNSON, C. Rachel Botsman on how we've stopped trusting institutions and started trusting strangers. Shareable, Califórnia, 15 nov. 2016. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2017.

NEIBURG, F. Os sentidos sociais da economia. In: DUARTE, L. F. D.; BENEDITO, M. C. (Org.). Antropologia: horizontes das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Anpocs: Ciência Hoje: Discurso Editorial: Barcarolla, 2010.

PARKER, G. G.; ALLSTYNE, M. W. V.; CHOUDARY, S. P. Platform revolution: how networked markets are transforming the economy and how to make them work for you. 1. ed. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PUTNAM, R. D. Bowling alone. The collapse and revival of american community. Nova Iorque: Touchstone, 2000.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RIFKIN, J. A terceira revolução industrial. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 2012.

SHIRKY, C. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. 1. ed. Zahar, 2008.

SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana: Estudos de antropologia social, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005. (Publicado originalmente em 1903).

SUROWIECKI, J. A sabedoria das multidões. Rio de Janeiro: Record, 2006.

THOMPSON, J. B. Mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v8i2.6721

Rodapé - Panorama
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis B4

Visitantes - (01/01/2011 - 01/08/2019)
País Usuários
Brasil 5.339
França 263
Estados Unidos 210
Portugal 130
Angola 32
Itália 27
Alemanha 19
México 15
Moçambique 13
Quênia 12
Total 6.194

Fonte: Google Analytics.