<b>Capital social e confiança em plataformas digitais: estudo comparativo entre <i>Airbnb</i> e <i>Couchsurfing</i></b>

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Franciele Silva
Vanessa Valiati
Ana Clara Schuler

Resumo

Esta pesquisa busca analisar a construção de confiança e capital social nas plataformas digitais Airbnb e Couchsurfing, que oferecem o serviço de busca e oferta de hospedagem pela internet. Neste percurso, aborda-se a economia colaborativa junto aos valores que são trazidos nestes negócios, para, posteriormente, relacionar essas ideias às definições de redes sociais e plataformas digitais e como isso envolve os conceitos de confiança e capital social. A metodologia compreende uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da observação e comparação da dinâmica das plataformas e das interações entre os membros, além da aplicação de um questionário online.

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Como Citar
SILVA, F.; VALIATI, V.; SCHULER, A. C. <b>Capital social e confiança em plataformas digitais: estudo comparativo entre <i>Airbnb</i> e <i>Couchsurfing</i></b>. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 41–50, 2019. DOI: 10.18224/pan.v8i2.6721. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6721. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Franciele Silva, Universidade Feevale

Graduanda de Jornalismo Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Criatividade na Universidade Feevale.

Vanessa Valiati

Professora da Universidade Feevale. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

Ana Clara Schuler

Graduada em Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale Pesquisadora voluntária.

Referências

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