Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola

Luis Mauro Sa Martino, Rafaela Artero Nascimento

Resumo


Este trabalho delineia alguns aspectos dos entrelaçamentos entre passado e presente nos figurinos do filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola. São analisados todos os figurinos do primeiro arco narrativo do filme, focalizando a transformação da protagonista de princesa austríaca em rainha da França. A análise sugere que os figurinos contam uma história paralela, às vezes mesmo contradizendo a narrativa “histórica” principal. Isso acontece ao menos de três maneiras: (1) fazendo referências à moda contemporânea; (2) usando um conceito moderno de “juventude” ao representar a vida da protagonista na corte francesa; (3) mostrando as roupas da protagonista como metáfora de seu caráter e atitudes. Esses elementos são estudados a partir das questões entre representação e história no figurino cinematográfico.

Palavras-chave


Sofia Coppola. História. Representação. Cinema. Maria Antonieta.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v8i2.6555

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PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis B4

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