A IMAGINAÇÃO MELODRAMÁTICA E A ESTÉTICA NOIR NO JOGO DE VIDEOGAME HEAVY RAIN

Conteúdo do artigo principal

Murilo Gabriel Berardo Bueno
Daniel Christino

Resumo

O presente artigo analisa de que forma a imaginação melodramática está inserida na narrativa do jogo de videogame Heavy Rain, desenvolvido pela empresa Quantic Dream, e a relação entre a linguagem do jogo escolhido como objeto de estudo e dos filmes do cinema Noir Americano. Por se tratar de um jogo de crime investigativo, alguns elementos da imaginação melodramática como o restabelecimento da ordem e a superioridade do bem foram investigados e contextualizados a fim de identificar de que forma a estrutura do melodrama está presente na narrativa. Outro aspecto investigado são os elementos estéticos e narrativos que se relacionam ao cinema noir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BERARDO BUENO, M. G.; CHRISTINO, D. A IMAGINAÇÃO MELODRAMÁTICA E A ESTÉTICA NOIR NO JOGO DE VIDEOGAME HEAVY RAIN. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 6, n. 2, p. 121–125, 2016. DOI: 10.18224/pan.v6i2.5261. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/5261. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Murilo Gabriel Berardo Bueno, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Doutorando em Performances Culturais pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC - UFG), Mestre em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC - UFG), especialista em Cinema e Educação pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury (2005). A sua tese de doutorado analisa a construção do espaço e da atmosfera de medo nos jogos de videogame de terror, a partir dos elementos estéticos. Seu projeto de mestrado investigou a construção dos arquétipos femininos na filmografia da cineasta Tata Amaral. Cursou 05 disciplinas do mestrado durante um intercâmbio feito na França e participou da produção de uma série de vídeos para a webtv da Université Catholique de Louest. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Cinema, videogame, Fotografia Publicitária e Fotojornalismo. Foi contemplado com um edital da Secretaria Municipal de Cutlura de Goiânia e dirigiu um curta-metragem intitulado "A Doença de Fabrício". Atualmente é professor efetivo do curso de Publicidade e Propaganda da PUC - GO, onde ministra a disciplina de Práticas de Estúdio Fotográfico, Práticas de Campanha Publicitária, Fotografia e orienta trabalhos de conclusão de curso. Atuou como colaborador em um livro internacional de cinema, em outubro de 2013, com a publicação de dois artigos com análises de cenas de filmes. O livro World Film Locations - São Paulo foi lançado em Londres pela editora Intellect Ltd

Daniel Christino, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998), graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Ciências da Comunicação pela UnB. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e do programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. É também Coordenador do Game Lab no Media Lab/UFG. Tem experiência na área de Filosofia, Performance e Comunicação, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Comunicação, Performance, Tecnologia e Games, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, performance, teoria da comunicação, narrativa, entretenimento e tecnologia.