Uso de <i>Releases</i> pelas Assessorias de Imprensa: limitações e possibilidades
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO: Este artigo se propõe a investigar a qualidade dos releases produzidos pelas assessorias de imprensa. Por
meio de revisão da literatura, tomando por base Duarte (2011), Ferraretto e Ferraretto (2009) e Wolf (1992),
foram definidas as características de um bom release. Em seguida, foram analisados 42 releases recebidos por
uma repórter da editoria Geral do jornal O Popular no dia 24 de março de 2014. Os resultados mostram que
ainda há muitos problemas na produção e no endereçamento de releases.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo. Release. Notícia. Assessoria de imprensa. Jornal impresso.
meio de revisão da literatura, tomando por base Duarte (2011), Ferraretto e Ferraretto (2009) e Wolf (1992),
foram definidas as características de um bom release. Em seguida, foram analisados 42 releases recebidos por
uma repórter da editoria Geral do jornal O Popular no dia 24 de março de 2014. Os resultados mostram que
ainda há muitos problemas na produção e no endereçamento de releases.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo. Release. Notícia. Assessoria de imprensa. Jornal impresso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CAPPS, A. P. D.; CALAÇA, G. L. M. S. Uso de <i>Releases</i> pelas Assessorias de Imprensa: limitações e possibilidades. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 1, p. 15–30, 2015. DOI: 10.18224/pan.v5i1.4322. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4322. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos / Articles
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), sendo permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).