O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações

Cláudia Sousa Oriente de Faria, Maria Francisca Magalhães Nogueira

Resumo


RESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as
diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações,
considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta
importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda,
a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre
colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da
linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que,
de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v4i1.3466

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PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B2

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