Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Panorama - Revista de Comunicação Social?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

QUALIFICAÇÃO DE TRABALHOS
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista Panorama, não sendo permitida sua submissão e/ou apresentação simultânea a outro periódico. Os artigos são de acesso aberto e distribuídos sob os termos do Creative Commons Attribution Non-Commercial License (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.pt_BR), que permite livre uso não-comercial, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente mantida.

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
A Revista Panorama se utiliza do sistema de revisão por pares (peer review) dos manuscritos submetidos para publicação. Todos os manuscritos submetidos passam por uma avaliação inicial do Editor Chefe no que se refere à formatação, língua e regras da revista. Em um segundo momento o artigo é enviado a um Editor Consultivo que se utiliza, no mínimo, de um pareceristas ad hoc específicos da área do artigo para avaliação, comentários, sugestões, adequações, dando o seu parecer sobre a aceitabilidade do artigo. O Editor Consultivo então envia as revisões ao Editor Chefe, que fará a devolução ao autor de correspondência do manuscrito, para as devidas adequações ou recusa do artigo. No caso de adequações ou correções, os autores terão, no máximo, cinco dias para a devolução ao Editor Chefe. O processo se repete com o Editor Consultivo que deverá conferir se foram atendidas as sugestões e adequações junto com os pareceristas ad hoc, em um prazo de até cinco dias. Cumprida essa fase, o Editor Chefe é comunicado do aceite do artigo e esse comunicará o autor de correspondência. Os manuscritos são aceitos levando-se em consideração a originalidade, relevância e a contribuição científica de acordo com a abrangência da Revista Panorama.

INSTRUÇÃO AOS AUTORES
Antes da submissão de um manuscrito os autores devem se inteirar do escopo da Revista Panorama, suas características, processo de revisão e políticas editoriais. Os autores devem estar cientes e ter a certeza que o manuscrito não foi publicado anteriormente e que não está em fase de avaliação por outro periódico. No ato da submissão os autores assumem a responsabilidade por não estarem usando dados falsos ou copiados (plagiados).

Todos os manuscritos, ao serem submetidos, deverão apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:

• Autoria: Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu e o documento submetido deve ter sido cuidadosamente lido por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo. Esses aspectos devem fazer parte de uma declaração de responsabilidade pela autoria.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Os artigos e outros textos para publicação deverão ser digitados em Word, papel A4, entrelinha 1,5, fonte Arial 12, alinhamento justificado, margens superior/esquerda com 3 cm e inferior/direita com 2 cm.
Os originais para publicação deverão, de modo geral, ter a seguinte extensão: artigos (no máximo 18 páginas), resenhas (no máximo 7 páginas) e ensaios (no máximo 7 páginas), desde que estejam de acordo com suas diretrizes editoriais.

Excepcionalmente poderão ser publicados artigos e outros textos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, desde que autorizados.
A critério do Conselho Editorial, serão aceitas colaborações nos seguintes idiomas: português, espanhol, francês, inglês, italiano.
As ilustrações (quadros, tabelas e figuras) devem aparecer no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho correspondente com título e fonte. Podem ser coloridas e é indispensável que estejam com imagem de boa qualidade, adaptáveis à impressão em preto e branco. As citações deverão estar de acordo com o padrão da NBR 10520 (ABNT, 2001). Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema autor-data. Exemplo: De acordo com Silva (1990, p. 58) ou (SILVA, 1990, p.58).
As notas explicativas devem ser numeradas e apresentadas no decorrer do texto.

Referências
As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002).O destaque do nome das obras deverá ser em Negrito. Exemplo:

Capítulo do livro
SANTOS, Milton. Por uma geografia das redes. In:_____. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 208-222.

Obra traduzida e que faz parte de uma coleção
BERGER, P. L. A realidade da vida cotidiana. In: LUCKMAN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Alfredo Alves Faria. Petrópolis: Vozes, 1973. (Antropologia, 5).

Obra com dois autores
VALENTE, Célia; NORI, Walter. Portas abertas - a experiência da Rhodia: novos caminhos da comunicação social na empresa moderna. São Paulo: Best Seller, 1990.

Obra com mais de três autores
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico científicas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

Obra diferente com mesmo autor e mesmo ano de edição da anterior
MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. 2. ed. Trad. Marina lobo. Porto Alegre: Sulina, 2002a.

______. O método 4: as ideias; a sua natureza, vida, habitat e organização. Lisboa: Publicações Europa-América, 2002b.

Autor, entidade, instituição
OBSERVATÓRIO DE FAVELAS. Caminhada de crianças, adolescentes e jovens na rede do tráfico de drogas no varejo do Rio de Janeiro. 2006. Disponível em:. Acesso em: 5 maio 2008.

Texto sem autoria
5 MELHORES SITES PARA CRIAR UM BLOG. [200-?]. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2011.

Sobrenome com a partícula Di. vale para Van e Von
DI MARTINO, Tayrone. Cultivo do milho. 6. ed. Brasília: Embrapa Milho e Sorgo, 2010. (Sistema de Produção, 1). Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2015.

Várias editoras
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência dos municípios brasileiros: 2008. Brasília: Ritla; Instituto Sangari; Ministério da Saúde; Ministério da Justiça, 2008.

Sem a editora, expressão sine nomine
GOIÁS (Estado). Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Cartilha Polícia Comunitária. Goiânia: [s.n.], 2008.

Artigo de uma obra organizada por um autor
BARNES, J. A. Redes sociais e processo político. In: FELDEMAN-BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo: Global, 1987.

Artigo de revista científica, mais de três autores
CASTRO, Mônica Monteiro de et al. Regionalização como estratégia para a definição de políticas públicas de controle de homicídios. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 280-1269, set./out. 2004.

Anais de eventos disponível na internet
LUNCKES, Mariseti Cristina Soares. Os homens da ordem: uma nova polícia militar para os sertões de Goiás - (1930-1964). In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, 15., 2012, São Gonçalo, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... São Gonçalo, Rio de Janeiro: FFP/UERJ, 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2012.

Anais de evento disponível em CD. Poderia ser pen drive também
VERGUEIRO, Wilson. O olhar do cliente como fator de qualidade para a gestão de bibliotecas universitárias: estudos de caso em instituições brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇAO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC-RS, 2000. 1 CD-ROM.

Monografia
BRITO, Jean Carlos Di Angelo. Conhecimento e prática do marketing estratégico: estudo com os gestores das bibliotecas centrais universitárias federais da região sul do Brasil. 2010. 71 f. Monografia (Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias)–Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Ciência da Informação,
Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. p. 24-35. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2011.

Boletim informativo
SOUZA, Cibeli de. O Anhanguera: Órgão informativo técnico científico da Polícia Militar do Estado de Goiás, Goiânia, n. 1, 1999.

Notícia, autor entidade governo
BAHIA (Estado). Secretaria de Comunicação Social. Salvador, Projeto Ronda nos Bairros reduz violência e é aprovado, 26 set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2009.

Projeto, mesmo autor entidade governo

______. Secretaria da Segurança Pública. Pacto pela Vida. Salvador, 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.


Jurisprudência, autor entidade governo
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acórdão RE 604481, Agr/DF. Brasília, 16 out. 2012. Pesquisa de Jurisprudência. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2013.

Constituição: autor Brasil, ano da lei magna
______. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). 1988. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2013.

Jurisprudência, autor entidade governo, outro órgão
______. Tribunal Regional Federal (3. Região). Acórdão 6367/2012. Edição nº 88/2012, São Paulo, 11 maio 2012e. Diário Eletrônico da Justiça Federal da 3. Região. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2013.

Data certa, mas não indicada no item
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1998].

Duas cidades
Brasília; São Paulo: Ministério da Justiça, 2008.

Sem a cidade, expressão sine loco. Edição revista e atualizada
LAUREANO, Wellington Cardoso. Táticas e técnicas policiais militares. 2. ed. rev. e atual. [s.l.]: Potência, 1998.


ESTRUTURA
Deve conter: título em maiúsculo e negrito na língua de origem, sem identificação do nome do autor. Em seguida deve vir um resumo em português e outro em inglês, com até sessenta palavras, seguidos de três a cinco palavras-chave, tanto na língua de origem do texto quanto em sua respectiva tradução para o inglês. Além da Introdução e Conclusão, o artigo deve conter alguma subdivisão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaramos que este texto enviado para avaliação é de nossa própria autoria e que não foi retirado de outros trabalhos. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a Universidade tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estamos cientes de que nosso texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.