Foco e Escopo

A Revista Panorama é um espaço aberto à produção e à disseminação de conhecimento na área de Comunicação Social, tendo como foco a produção científica docente e discente Stricto sensu ligadas às linhas de investigação: A) Cultura Digital e Visualidades: pesquisa a relação entre comunicação, imagem técnica e as visualidades, bem como as atualizações históricas, culturais e tecnológicas que surgem dessa intersecção; B) Produção de Sentidos e Representações Sociais: pesquisas que contribuem nas relações que envolvam processos comunicacionais e os sentidos produzidos a partir dessas práticas e reflexões, incluindo trabalhos que se detenham em aspectos teóricos, epistemológicos e investigações de campo; podendo se estender para áreas como as do discurso, da política, das relações de poder e das representações sociais atinentes à Comunicação como grande área de conhecimento

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Panorama se utiliza do sistema de revisão por pares (peer review) dos manuscritos submetidos para publicação. Todos os manuscritos submetidos passam por uma avaliação inicial do Editor Chefe no que se refere à formatação, língua e regras da revista. Em um segundo momento o artigo é enviado a um Editor Consultivo que se utiliza, no mínimo, de um parecerista ad hoc específicos da área do artigo para avaliação, comentários, sugestões, adequações, dando o seu parecer sobre a aceitabilidade do artigo. O Editor Consultivo então envia as revisões ao Editor Chefe, que fará a devolução ao autor de correspondência do manuscrito, para as devidas adequações ou recusa do artigo. No caso de adequações ou correções, os autores terão, no máximo, cinco dias para a devolução ao Editor Chefe. O processo se repete com o Editor Consultivo que deverá conferir se foram atendidas as sugestões e adequações junto com o parecerista ad hoc, em um prazo de até cinco dias. Cumprida essa fase, o Editor Chefe é comunicado do aceite do artigo e esse comunicará o autor de correspondência. Os manuscritos são aceitos levando-se em consideração a originalidade, relevância e a contribuição científica de acordo com a abrangência da Revista Panorama.

Periodicidade

A revista Panorama mantém a periodicidade semestral de suas publicações.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) é um número aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual (livro, periódico, artigo, resenha, capítulo de livro, imagem, anais, autor entidade, autor individual...) publicada em versão impressa ou eletrônica, comercial ou não. É um sistema para localizar e acessar materiais na web, sobretudo publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

Critérios sobre Plágio

De acordo com os avanços éticos nas pesquisas científicas, os artigos aprovados na primeira fase desta Revista serão submetidos a um detector de plágio, autoplágio ou republicação de artigo inédito. Caso ocorra alguma dessas situações de similaridade, o artigo será avaliado pelo Conselho Editorial com base nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq (http://cnpq.br/diretrizes). Opiniões expressas em artigos assinados e a integridade de seus conteúdos são de responsabilidade absoluta de seus autores.

Administração da PUC Goiás

Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP

Reitora
Profa. Olga Izilda Ronchi

Pró-Reitora de Graduação
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profa. Márcia de Alencar Santana

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profa. Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-Reitor de Administração
Prof. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva

Pró-Reitora de Saúde
Profa. Irani Ribeiro de Moura

Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago

Editora da PUC Goiás

Conselho Editorial

Priscila Valverde de Oliveira Vitorino | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Alba Lucínia de Castro Dayrell | Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás
Angel Marcos de Dios | Universidade Salamanca, Espanha
Catherine Dumas | Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França
Edival Lourenço | União Brasileira de Escritores
Francisco Carlos Félix Lana | Universidade Federal de Minas Gerais
Hussam El-Dine Zaher | Universidade de São Paulo
Isabel Ponce de Leão | Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Jack Walter Sites Jr. | Brigham Young University, USA
José Alexandre Felizola Diniz-Filho | Universidade Federal de Goiás
José Maria Gutiérrez | Instituto Clodomiro Picado, Costa Rica
Lêda Selma de Alencar | Academia Goiana de Letras
Marcelo Medeiros | Universidade Federal de Goiás
Marcelo Rodrigues de Carvalho | Universidade de São Paulo
Nelson Jorge da Silva Jr. | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Paulo Petronílio Correia | Universidade de Brasília
Steven Douglas Aird | Okinawa Institute of Science and Technology, Japan

Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)

Só é permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Está sob a Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), sendo permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Pagamento de taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Panorama.

Ficha Catalográfica

Panorama: Revista Científica de Comunicação Social Goiânia: Ed. da PUC Goiás v. 1, n. 1, 2011 periodicidade semestral ISSN 2237-10877

Normalização de Citações e Referências Bibliográficas e Eletrônicas

Citações
As citações deverão estar de acordo com o padrão da NBR 10520 (ABNT, 2023). Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema autor-data.Exemplo:
De acordo com Silva (1990, p. 58)...(Silva, 2023, p. 5)...ou (Sartori; Debastiani; Oliveira, 2022)

Em caso de autoria com mais de três citações: (Sartori; Debastiani; Oliveira, 2022) ou (Araújo et al., 2021)


Referências
As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a NBR 10520 (ABNT, 2023). Exemplo:

Monografia
MATOS, K. C. de. Ministérios de mulheres em cartas paulinas: exegese e análise do discurso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.

Livro
ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 20.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Artigo em revista com autor identificado
MATOS, K. C. Brasil e Portugal: diferenças e polêmicas de alguns pronomes. Estudos, Humanidades, Goiânia, v. 28, n. 3, p. 461-472, maio/jun. 2001.

Artigo em jornal
DUARTE, S. N. Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Suplemento literário, p. 5.

Trabalhos disponíveis na Internet
DUARTE, S. N. Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2000. 10.30.05.

Conflito de Interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, ideológica, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Critérios sobre Retratação

A correção de inconvenientes éticos de artigo científico como, por exemplo, problema de autoria ou de não originalidade será resolvida em forma de retratação. Esse procedimento deverá ser apresentado em forma de um texto assinado pelos responsáveis com seus motivos, seguido do original completo, porém, iniciando seu título no Sumário com a expressão [artigo retratado]. Esse processo deverá ser avaliado pela Comissão Editorial e indicar a chancela de pelos menos três membros do Conselho Editorial.