Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Policy Proposal for Open Access Journals Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons BY-NC-ND 4.0 that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
Referências
AZEVEDO, Cecília; ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Identidades plurais. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
AZEVEDO, Cecília. Identidades compartilhadas: a identidade nacional em questão. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
BACELAR, Jeferson. A hierarquia das raças: negros e brancos em Salvador. Rio de Janeiro, RJ: Pallas, 2001.
BARTH, Fredrik. O Guru, o Iniciador e Outras Variações Antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
CHAGAS, Mario. Casas e portas da memória e do patrimônio. Revista Em Questão. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 13, n. 02, 2007.
CHAGAS, Mario. Cultura, patrimônio e memória. Revista Ciências e Letras. Porto Alegre, RS: Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), v. 31, 2002.
CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS). Rio de Janeiro, RJ: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais (IPHAN), vol. 01, n. 01, 2004.
CHAGAS, Mário. Memória política e política de memória. In: Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos / Regina Abreu; Mário Chagas (Org.). – Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CHUVA, Marcia. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), n. 34, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CORALINA, Cora. Villa Boa de Goyaz. 2. ed. São Paulo: Global, 2013.
CORALINA, Cora. Estórias da casa velha da ponte. São Paulo: Global, 1986.
COUTO, Goiás do. Memórias e Belezas da Cidade de Goiás. Goiás: Ed. do autor, 1958.
DELGADO, Andréa Ferreira. Goiás: a invenção da cidade “patrimônio da humanidade”. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 11, n. 23, 2005.
DIDI-HUBERMAN, George. Quando as imagens tocam o real. Pós: Revista do Programa de
Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), v. 02, n. 04, 2012.
FILHO, Eduardo Henrique de Souza. Canteiro de saudades: evocação e memórias. Goiânia: Poligráfica, 1987.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1992.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Ed. 34, 1999.
GUIMARÃES, Manuel Luiz Salgado. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; TEIXEIRA, Rebeca (Org.). Cultura política, historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
LACERDA, Regina. Cantigas e cantares: músicas folclóricas e modinhas goianas. Goiânia: Ed. Da Universidade Federal de Goiás, 1985.
LACERDA, Regina. Cerâmica popular: artesanato vivo em Goiás. Goiânia, 1957.
LACERDA, Regina. Cidade de Goiás, berço da cultura goiana: conferência pronunciada por Regina Lacerda na solenidade de reabertura do Gabinete Literário Goiano. Cidade de Goiás: Publicação do Departamento Estadual de Cultura, 04 de fevereiro de 1968.
LACERDA, Regina. Folclore brasileiro: Goiás. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/Departamento de Assuntos Culturais/Fundação Nacional de Arte/Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977.
LACERDA, Regina. Histórias e lendas de Goiás e Mato Grosso. São Paulo: Literart, s/d.
LACERDA, Regina. Papa-ceia: noticias do folclore goiano. Goiânia/Goiás: Gráfica Oriente, 1968.
LACERDA, Regina. Pitangas: poesias. Goiânia, 1954.
LACERDA, Regina. Vila Boa: folclore. São Paulo: Gráfica da Revista dos Tribunais; Goiânia: Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, 1957.
LACERDA, Regina. Vila Boa: história e folclore. Goiânia: Oriente, 1977.
LACERDA, Regina. Tambor: dança que Nossa Senhora dançou. Goiás agora: boletim de cultura. Ano 01, n. 03. Goiânia: Edição da Livraria Brasil Central Editora, agosto de 1965.
MEIRELES, Marilucia Melo. Os “bobos” em Goiás: enigmas e silêncios. Goiânia: Editora UFG, 2014.
NETO, Margarida Sobral. O papel da mulher na sociedade portuguesa setecentista: contributo para o seu estudo. In: FURTADO, Júnia Ferreira (Org.). Diálogos oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
OXALÁ, Adilson de (Awofá Ogbebara). Igbadu, a cabaça da existência: mitos nagôs revelados. Rio de Janeiro, RJ: Pallas, 2010.
PACHECO, Eudes. Marcas: Poemas. Goiânia: Prefeitura Municipal de Goyaz/Museu das Bandeiras, 1977.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Tradução de Viviane Ribeiro.
Bauru, SP: EDUSC, 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Com os olhos no passado: a cidade como palimpsesto. In: PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; ZANIRATO, Silvia Helena. Narrativas da pósmodernidade na pesquisa histórica. Maringá: Eduem, 2005.
PIERUCCI, Antônio Flávio. A Magia. São Paulo, SP: Publifolha, 2001.
RICOUER, Paul. Tempo e narrativa. 3. O tempo narrado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
RICOUER, Paul. A memória, a história o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
SAMUEL, Raphael. Teatros de la memoria. Vol. I: Passado y presente de la cultura contemporânea. Valência: Publicacions de la Universitat de Valéncia, 2008.
SILVA, Mônica Martins da. A escrita do folclore em Goiás: uma história de intelectuais e instituições (1940-1980). Tese (Doutorado em História). Universidade de Brasília, 2008.
SILVA, Mônica Martins da. Diálogos Epistolares e a Construção de um “Campo”: a escrita do folclore em Goiás nas correspondências institucionais (1948/1978). Revista Patrimônio e Memória. Assis, SP: Universidade Estadual Paulista (UNESP), v. 08, n.º 02, 2012.
SCOTT, Joan Wallach. A cidadã paradoxal: as feministas francesas e os direitos do homem.
Florianópolis: Ed. Mulheres, 2002.
SCOTT, Joan Wallach. Experiencia. La Ventana: Revista de Estudíos de Género. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara (UDG), n.13, 2001.
SCOTT, Joan Wallach. Género e historia. Tradução de Consol Vilá I. Boadas. México: FCE,
Universidad Autónoma de la Ciudad de México, 2008.
SCOTT, Joan Wallach. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), v. 13, 2005.
SOIHET, Rachel. O feminismo tático de Bertha Lutz. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
TAMASO, Isabela. Em nome do patrimônio: representações e apropriações da cultura na Cidade de Goiás. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade de Brasília, 2007.
VILHENA, Luiz Rodolfo da Paixão. Traçando fronteiras. Florestan Fernandes e a marginalização do folclore. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Reconhecimentos. Antropologia, folclore e cultura popular. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2012.