Jogo dos Reis: Política internacional do reino do Congo no Atlântico entre os Séculos XVI e XVII

Conteúdo do artigo principal

Frederico Antonio Ferreira

Resumo

Resumo: o artigo busca apresentar a trajetória dos contatos diplomáticos entre congoleses com portugueses, holandeses, espanhóis e a Santa Sé entre os anos de 1482 a 1665. Este processo de aproximação deste povo africano com os europeus levaram a assimilação de elementos do campo simbólico, político e religioso do Velho Mundo. Istomostra que
antes de ser apenas um fornecedor de mão de obra cativa para os impérios coloniais da América o continente africano possui sua dinâmica econômica, social e política próprias.
Palavras-chave: Palavras-chave: Portugal. Congo. Diplomacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, F. A. Jogo dos Reis: Política internacional do reino do Congo no Atlântico entre os Séculos XVI e XVII. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 2, p. 157–164, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i2.4144. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4144. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Frederico Antonio Ferreira, UFRJ

Mestrando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília. Arquivista da Fundação Alexandre de Gusmão, Ministério das Relações Exteriores.