<b>Práticas Culturais e Identitárias: entre o Oriente e Ocidente (Século V-XV)</b>

Conteúdo do artigo principal

Adriana Mocelim
Renata Cristina de Sousa Nascimento

Resumo

A confluência cultural, as disputas pela ocupação dos espaços, a miscigenação e o estranhamento, marcaram a vivência entre as populações do oriente e ocidente durante toda a Idade Média. Se por um lado as guerras aceleraram este distanciamento, por outro as aproximações foram várias; incentivadas pelas peregrinações e trocas culturais intensas, que garantiam a flexibilidade identitária e a elaboração de novos significados e parâmetros. Uma interpretação dos indícios deixados pelo tempo nos apresentam diversas possibilidades de análise, que perpassam os fazeres cotidianos dos homens de uma determinada época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOCELIM, A.; NASCIMENTO, R. C. de S. <b>Práticas Culturais e Identitárias: entre o Oriente e Ocidente (Século V-XV)</b>. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 11, n. 2, p. 109–110, 2018. DOI: 10.18224/mos.v11i2.6615. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6615. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Adriana Mocelim, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Renata Cristina de Sousa Nascimento, UFG / UEG / PUC Goiás

Doutora em História pela UFPR. Docente efetiva na Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás).