MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)

Autores

  • Cleber de Sousa Carvalho Universidade Federal de Goiás. Universidade Estadual de Goiás. Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Goiânia.

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v12i1.6568

Palavras-chave:

Congada, Memória, Identidade Cultural, Cultura afro-brasileira, Festa Popular

Resumo

Um estudo dos processos de evocação da memória e suas relações na constituição da identidade cultural dos(as) congadeiros(as) na Festa da João Vaz. Apresenta reflexões a respeito de como os(as) congadeiros(as) expressam suas memórias e as inter-relações entre as noções de memória individual, memória coletiva e identidade cultural. O foco são as práticas corporais e rituais realizados pelos(as) congadeiros(as) do Terno de Congo Verde e Preto. Na interação entre as memórias individuais e coletiva, foi observado o protagonismo de um tipo de memória manifestada nas práticas corporais dos(as) congadeiros(as), nos gestos, nas danças e nos batuques, vinculando-se sobretudo à realização das cerimônias festivas da Congada. Considera-se que a memória e a identidade cultural são fenômenos que devem ser compreendidos como processos em transição e não como essências de uma pessoa ou grupo. As memórias e identidades tornam-se valores disputados no tensionamento das relações de poder entre grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber de Sousa Carvalho, Universidade Federal de Goiás. Universidade Estadual de Goiás. Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Goiânia.

Mestre em Performances Culturais (UFG). Docente na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás - Universidade Estadual de Goiás e na Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Goiás.

Referências

AGIER, Michel. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Revista Mana. vol. 7, n. 2, 2001.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Festa do Santo de Preto. Funarte/Instituto Nacional do Folclore. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1985.

CARVALHO, Cleber de Sousa. Tradições em Movimento no Terno de Congo Verde e Preto. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais. Escola de Música e Artes Cênicas (UFG), 2016.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano 1: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 22ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CONNERTON, Paul. Como as Sociedades Recordam. Trad. Maria Manuela Rocha. 2ª ed. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 1999.

COSTA, Odete de Araújo. Entre a Cozinha e a Mesa, entre Altares e Rosários: alimentação e relações de gênero nas festas de Reinado e Congadas de Goiânia. Dissertação Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFG, 2016.

DAMASCENA, Adriane Alvaro. Saberes e sons: práticas educativas na Congada. Anais. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Laranjeiras, SE, 2010.

DAMASCENA, Adriane Alvaro. Os Jovens, a Congada e a Cidade: percursos e identidades de jovens congadeiros em Goiânia, Goiás. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Geografia, 2012.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva e Memória Histórica. Trad. Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.

HALBWACHS, Maurice. Les Cadres Sociaux de la Mémoire. Paris: Les Presses universitaires de France, Nouvelle édition, 1952, 299 p. Collection Bibliothèque de philosophie contemporaine. Disponível em <http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html> Acesso em 25 jun. 2007.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, Estudos Culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O QUE É, AFINAL, ESTUDOS CULTURAIS. 4ª ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010.

MACEDO, Robson Antônio. Congada de Catalão. 1ª ed. Talento Gráfica e Editora: Catalão-GO, 2007.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 2001, p. 200-212.

RATTS, Alecsandro. Mito, Memória e Identidade Negra nas Congadas do Brasil Central. Comunicação oral. VIII Congresso Ibérico e Estudos Africanos – 14 a 16 de julho, 2012.

SIMONI, Rosinalda Corrêa da Silva. A Congada da Vila João Vaz em Goiânia (GO): memória tradição. Tese doutorado. Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Da Religião. Escola de Formação de Professores e Humanidades. PUC-GOIÁS, 2017.

SOUSA, Luciana Pereira de. Congadas de Goiânia: história, memória e identidades negras (1940-2000). Dissertação Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História, UFG, 2016.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis Negros no Brasil Escravista: história da festa e coroação do rei congo. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

Downloads

Publicado

13.12.2019

Como Citar

CARVALHO, C. de S. MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO). Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 1, p. 315–327, 2019. DOI: 10.18224/mos.v12i1.6568. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568. Acesso em: 19 abr. 2024.