Estruturação da Memória Coletiva e Responsabilização por Crimes da ditadura Militar

Conteúdo do artigo principal

Lila Maria Spadoni Lemes
Ludimila Machado Jorge

Resumo

Resumo: nesse artigo pretende-se demonstrar a influencia da estruturação da memória sobre a implicação pessoal em questões do presente. Mais especificamente nos referimos a influencia da estruturação da memória do período histórico conhecido como â??ditadura
militarâ? sobre a implicação pessoal dos estudantes de direito na reconstrução e apuração dos crimes cometidos nesse período. Para isso utilizamos de um estudo quase experimental que demonstrou que os aspectos cognitivos da memória aumentam alguns componentes da implicação pessoal que são a identificação pessoal e a possibilidade
percebida de ação. No entanto, os aspectos afetivos apresentam um padrão confuso de influencia sobre a implicação pessoal. A análise dos resultados levanta questionamentos sobre a suposta imunidade brasileira as tentações totalitárias ou sobre o preparo das gerações atuais para defender a democracia.
Palavras-chave: Memória coletiva. Aspectos cognitivos. Ditadura militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEMES, L. M. S.; JORGE, L. M. Estruturação da Memória Coletiva e Responsabilização por Crimes da ditadura Militar. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 2, p. 201–208, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i2.4121. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4121. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Livres
Biografia do Autor

Lila Maria Spadoni Lemes, PUC Goiás

Doutora em Psicologia pela Universidade René Descartes/Sorbonne - Paris V, diretora do Departamento de Psicologia da UniEVANGÃLICA e professora de Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Ludimila Machado Jorge, UniEVANGÉLICA

Estudante do curso de Psicologia na UniEVANGÃLICA.