Sobre os Modos de Produzir as Mães: notas sobre a normatização da maternidade

Conteúdo do artigo principal

Georgiane Garabely Heil Vazquez

Resumo

Resumo: este artigo tem por objetivo a analise do processo de construção de um ideal de maternidade a partir de práticas discursivas vinculadas ao campo médico/clínico. Neste sentido, permeiam o debate os procedimentos vinculados ao bio-poder bem como a necessidade do Estado em regulamentar, normatizar e controlar a sexualidade e a maternidade com vistas ao â??engrandecimentoâ?? da Nação. O corpo feminino passa a ser
analisado a partir de sua especificidade, ou seja, a maternidade. Articulam-se diversos discursos e práticas sociais no sentido de vincular um ideal de felicidade feminina exclusivamente a maternidade. Demonstrar como historicamente tal processo foi elaborado é o que almeja a discussão aqui apresentada.
Palavras-chave: Maternidade. Gênero. Discurso médico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VAZQUEZ, G. G. H. Sobre os Modos de Produzir as Mães: notas sobre a normatização da maternidade. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 1, p. 103–112, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i1.3984. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/3984. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Livres
Biografia do Autor

Georgiane Garabely Heil Vazquez, UE Ponta Grossa

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em História na UFPR.