CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO CARMO DO RECIFE: ESTUDO DA DOCUMENTAÇÃO DO ARQUIVO CENTRAL DO IPHAN

Conteúdo do artigo principal

Ricardo de Aguiar Pacheco

Resumo

Neste estudo analisamos a documentação do processo de tombamento presente no Arquivo Central do IPHAN buscando historiar o processo de tombamento das Edificações que compõem o Conjunto Arquitetônico do Carmo, Recife, PE observando as informações históricas utilizadas para lhe atribuir valor simbólico. Nossa leitura dessa documentação percebe o uso de fontes históricas para reconstituir o processo histórico vivido pelo bem tombado. Ao mesmo tempo observa a incorporação de valores e significados construídos pela comunidade que utiliza o bem cultural. Evidenciamos, portanto, que a política pública de preservação não se faz descolada nem da produção historiográfica nem da memória social da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PACHECO, R. de A. CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO CARMO DO RECIFE: ESTUDO DA DOCUMENTAÇÃO DO ARQUIVO CENTRAL DO IPHAN. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 12, p. 121–134, 2019. DOI: 10.18224/mos.v12i0.6444. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6444. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Ricardo de Aguiar Pacheco, PGH UFRPE

Possui Doutorado em História (2004), Mestrado em História (1998) e Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Mestrado em História. Tem experiência nas áreas de História e de Educação. Desenvolve e orienta pesquisas com ênfase em representações e práticas sociais, patrimônio cultural, memória social, ensino de história, educação em museus e história da educação. 

Referências

CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

COSTA, Francisco Augusto Pereira; A ordem carmelitana em Pernambuco. Recife: FUNDARPE, 1976.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1997.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice. Revista dos Tribunais, 1990.

MEDEIROS, Bartolomeu Tito F. Nossa Senhora do Carmo do Recife: a brilhante Senhora dos muitos rostos e sua festa. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação de Antropologia. Recife, PE: UFPE, 1987.

MELLO, José Antônio Gonsalves de. Um mascate e o Recife: a vida de Antonio Fernandes de Matos no período de 1671-1701. Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Educação e Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1981.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; RIBEIRO, Emanuela Sousa. Barroco e rococó nas igrejas de Recife e Olinda. Brasília, DF: IPHAN, 2015. 2 v.

RICOEUR, Paul. A história, a memória, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.