Poéticas de resistência: a representação do Outro nas fotografias de Claudia Andujar e Miguel Rio Branco

Autores

  • Rafael Castanheira Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v9i1.4757

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas fotografias de Claudia Andujar e Miguel Rio Branco que, diferente de muitos de seus predecessores que atuaram na documentação de determinados grupos sociais no Brasil, buscaram romper com a representação do Outro segundo uma visão externa, estereotipada e unívoca. Ao documentarem grupos marcadamente oprimidos como índios, prostituas e moradores de ruas, eles produziram não apenas imagens libertas do olhar romântico predominante entre fotógrafos viajantes que percorreram o território brasileiro a partir da segunda metade do século XIX, mas, sobretudo, narrativas visuais que transcendem a função exclusivamente informativa e, por vezes, denuncista das fotografias dos dramas sociais do país realizadas em meados do século XX por fotojornalistas nacionais ou estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Castanheira, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília

Fotógrafo e pesquisador, Rafael Castanheira nasceu em Goiânia, GO, 1977. Vive e trabalha em Brasília, DF. Doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Comunicação Social e especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Atuou como fotojornalista e assessor de comunicação no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Desde 2007 trabalha como professor de fotografia, tendo lecionado na UFG, PUC (GO) e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). E-mail: [email protected]

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22.05.2017

Como Citar

CASTANHEIRA, R. Poéticas de resistência: a representação do Outro nas fotografias de Claudia Andujar e Miguel Rio Branco. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 1, p. 125–144, 2017. DOI: 10.18224/mos.v9i1.4757. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4757. Acesso em: 19 abr. 2024.