O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE

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Juliana Alves de Andrade

Resumo

O presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos
as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje
tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de
História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica.

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Como Citar
DE ANDRADE, J. A. O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 135–144, 2015. DOI: 10.18224/mos.v8i2.4426. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Juliana Alves de Andrade, UFRPE

Doutora em História pela UFPE. Professora das disciplinas de História na Prática Pedagógica, Metodologia do Ensino de História, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado em Ensino de História na UFRPE. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas-NEPHECs, onde desenvolve desde 2014 projetos de Pesquisas, financiado pelo CNPQ na área da Aprendizagem História de crianças e adolescentes.