A CONSTRUÃ?Ã?O DO ETHOS FEMININO EM SÃ?O BERNARDO

Conteúdo do artigo principal

Vânia Borges Arantes

Resumo

Resumo: o presente artigo representa parte da pesquisa que avalia os ethos femininos sob o olhar de si e do outro, desenvolvido na dissertação â??O ethos discursivo de personagens femininas: dois romances e duas letras de músicaâ?. A abordagem desenvolvida
é a de linha francesa embasada pelo teórico da Análise do Discurso Dominique Maingueneau. Foi feito um diálogo com outros teóricos que seguem Maingueneau no Brasil. Utilizamos a obra História da Mulher no Brasil como aporte teórico das vivências sociais da mulher brasileira. A partir da visão de poder simbólico de Bourdieu, avaliamos
a dominação masculina, representada nesta análise por Paulo Honório, protagonista do romance São Bernardo. Buscamos compreender a situação da mulher e o sentido de seu ethos, interpretada a partir da personagem Madalena.
Palavras-chave: Arte. Cultura. Discurso. Ethos. Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ARANTES, V. B. A CONSTRUÃ?Ã?O DO ETHOS FEMININO EM SÃ?O BERNARDO. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 39–47, 2015. DOI: 10.18224/mos.v8i1.4412. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4412. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Livres
Biografia do Autor

Vânia Borges Arantes, UEG/FACEG

Mestre em Letras â Literatura e Crítica Literária â pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente na Universidade Estadual de Goiás e na FACEG (Goianésia), extensão da UniEvagélica de Anápolis.