Crenças e representações religiosas são historicamente contextualizadas. Marcadas por complexidades e ambiguidades, no Brasil, por exemplo, elas são oriundas de diversas matrizes culturais – indígenas, africanas, europeias etc. – e formadas a partir da sedimentação de várias camadas temporais. Por causa disso, elas passaram por modificações, simbioses, extinções, caracterizando-se por uma multiplicidade étnica e geográfica. Portanto, há numerosos exemplos de festas, rituais, movimentos devocionais e espiritualidades que emergiram dentro, nas fronteiras ou nas margens da liturgia oficial dos cultos religiosos institucionalmente dominantes. Assim, tanto o catolicismo romano, como o protestantismo histórico, no contato com as crenças e práticas religiosas de origem africanas ou ameríndias, sofreram alterações ou adaptações litúrgicas acarretadas pela especificidade do meio cultural brasileiro. O objetivo desse Dossiê é reunir artigos que abordem as crenças e as expressões religiosas em sua diversidade, antigas e contemporâneas, originadas na fronteira do cânone hierárquico das religiões institucionalizadas e possam, assim, ser caracterizadas a partir da especificidade das culturas, nas quais surgiram.

DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11.n1.2018

Publicado: 17.04.2018

Editorial

Thais Alves Marinho

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DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6319
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6315
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.5928
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.5997
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6029
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6085
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6099
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6101
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6021

Rosa: as Representações de Gênero na Composição de Pixinguinha

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Rebeca Oliveira Araújo, Beatriz Polidori Zechlinski

91-100

DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6274

Etnicidade e Identidade em Contexto Urbano: os Cassupá de Porto Velho (RO)

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Estevão Rafael Fernandes

101-106

DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v11i1.6111