A MATERIALIDADE DA FÉ: SACRALIZAÇÃO DOS OBJETOS NAS FOLIAS DE REIS DE ITAGUARI – GO

Conteúdo do artigo principal

IGOR JUNQUEIRA CABRAL

Resumo

Este trabalho é resultado de análises acerca da sacralização de objetos presentes na esfera do catolicismo popular mais precisamente sobre as Folias de Reis de Itaguari. Esse trabalho utilizou de recursos do campo da etnografia de modo à (re)construir a narrativa acerca do campo da memória e saber fazer ritual do povo itaguarino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CABRAL, I. J. A MATERIALIDADE DA FÉ: SACRALIZAÇÃO DOS OBJETOS NAS FOLIAS DE REIS DE ITAGUARI – GO. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 1, p. 277–285, 2019. DOI: 10.18224/mos.v12i1.7393. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7393. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

IGOR JUNQUEIRA CABRAL

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós graduado de nível lato sensu em História e Cultura do Brasil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE) e psicopedagogia clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás (FATEG), possuí licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Montes Belos (UniMB). Desenvolve pesquisas na linha do patrimônio, cultura brasileira e arquitetura, é sócio da Associação Nacional de História (ANPUH), atua como professor desde 2012 no ensino médio e na 2ª fase da educação fundamental nas áreas de ensino religioso, sociologia, filosofia, história e linguagens, professor visitante da Faculdade de Tecnologia de Goiás.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Folia de Reis de Mossâmedes. Cadernos de Folclore nº 20. Rio de Janeiro: Arte-FUNARTE, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977.

CHARTIER, Roger. A História Cultural ? entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

FALCON, Francisco. História cultural: uma nova visão sobre a história e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos.Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios / José Reginaldo Santos Gonçalves. - Rio de Janeiro, 2007.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. História, memória e patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 34, p. 91- 111, 2012.

GONZAGA, AgnaldoDivino. Milagre e Castigo: mito e memória nas folias de reis de Itaguari-GO. UFG. 2017

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. In: Vária História. Belo Horizonte, vol. 22, nº 36. Jul/Dez 2006.

MAGNANI, J. G. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

MOTA, Rosiane Dias. O Senhor Dono da Casa se não for muito custoso vem abrir a vossa porta que nós viemos de pouso: as territorialidades produzidas pelos grupos de Folias de Goiânia. Dissertação de mestrado, UFG, Goiânia, 2011.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. O campo do patrimônio cultural e a história: itinerários conceituais e práticas de preservação. Londrina, 2014.

PESSOA, Jadir de Morais; VIANÊS, Edson, Edson Alves. Meu senhor dono da casa: Os 50 anos da folia de Reis de Lages. Goiânia, 1993.

SAINT- HILAIRE. Viagem à Província de Goiás. Belo Horizonte, Ed. Itataia, São Paulo, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1975.

FONTES ONLINE

IPHAN, Folias de Reis Devotos dos Magos, Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/989/, acessado em 19/07/2018 as 19:27

FONTES ORAIS

Entrevista realizada com Leandro Siqueira, Cidade de Itaguari em dezembro 2018

Entrevista realizada com Divina Ribeiro, fazenda Brejo Grande município de Itaguari em Jan