Coleções, museus e patrimônios das culturas negras

Conteúdo do artigo principal

Clóvis Carvalho Britto

Resumo

A intenção do dossiê é reunir artigos que problematizem questões ligadas às coleções, aos museus e aos patrimônios das culturas africanas e de sua diáspora. No intuito de refletir sobre os usos plurais dos museus, as políticas da memória e as diferentes escritas da História e da Museologia, priorizará trabalhos teóricos e estudos de caso que abordem patrimônios das culturas negras em suas dimensões culturais, naturais, tangíveis e intangíveis. Pretende, também, acolher reflexões sobre colecionismo, cultura material, trajetórias de vida, saberes, discursos e relações de poder com enfoque para as expressões culturais afro-brasileiras, bem como para as políticas de patrimonialização daí resultantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRITTO, C. C. Coleções, museus e patrimônios das culturas negras. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 167–170, 2017. DOI: 10.18224/mos.v9i2.5436. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5436. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Clóvis Carvalho Britto, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor no bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe.