O silêncio dos atabaques? Arte pública de matriz africana e memória topográfica em perspectiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Policy Proposal for Open Access Journals Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons BY-NC-ND 4.0 that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
Referências
ALMEIDA, Jorge Luís Sacramento de. Ensino/Aprendizagem dos alabês: uma experiência nos terreiros Ilê Axé Oxumarê e Zoogodô Bogum Malê Rundó. Tese (Doutorado em Música), Universidade Federal da Bahia, 2009.
BARCELLOS, Vera Chaves. Arte pública: um conceito expandido. In: ALVES, José Francisco (Org.). Experiências em arte pública: memória e atualidade. Porto Alegre: Artfólio e Editora da Cidade, 2008
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: EdUSP, 2000.
CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001.
CORREA, Marina de Castro Novena. “O Cadê o Pai Juá?”: breve análise etnográfica sobre um processo de silenciamento em Laranjeiras –SE. Trabalho da disciplina Antropologia nos Museus, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2014.
DANTAS, Beatriz Góis. Vovô Nagô Papai Branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/MinC-IPHAN, 2005.
FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Annablume, 1997.
KOFES, Suely. Uma trajetória em narrativas. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
KOHLSDORF, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade. Brasília: Editora UnB, 1996.
´
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MASAFRET, Ivan. Tempos, espaços e trajetos: arte pública institucionalizada em Aracaju. In: MASAFRET, Ivan (Org.). Artes visuais Sergipe: conexões 2010. Aracaju: Sociedade Semear, 2010.
NOGUEIRA, Léo Carrer. A hierarquização religiosa no espaço urbano - o caso das Religiões Afro-Brasileiras. 14º Encuentro de Geógrafos de América Latina, Lima, 2013.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PASSOS, Lucas Santos; NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Aracaju entre o pretérito e o porvir: os bens tombados de Aracaju. Anais Eletrônicos do III Seminário Internacional de Políticas Culturais, Rio de Janeiro, 2012.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: Edusc, 2005.
SANSI, Roger. Fetiches e Monumentos. Arte pública, iconoclastia e agência no caso dos “Orixás” do Dique de Tororó. Permanente, v. 1, n. 1, 2012.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência. Psicol. USP, vol. 27, n. 1, 2016.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho da Shoah e literatura. X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto, São Paulo, 2009.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras: Significados do ataque aos símbolos da herança religiosa africana no Brasil contemporâneo. Mana, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2007.