O silêncio dos atabaques? Arte pública de matriz africana e memória topográfica em perspectiva

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Clovis Carvalho Britto

Resumo

O artigo discute as tensões existentes em torno da arte pública de matriz africana no Brasil. Visualizando as categorias memória topográfica e arte pública, analisa as estratégias de silenciamento como uma forma de poder e de produção de significados no campo dos patrimônios e comemorações. Citando diferentes exemplos, demonstra como a destruição da arte pública relacionada a essas expressões culturais se torna metáfora e metonímia do racismo e da intolerância religiosa na “batalha das memórias” que fabrica e imortaliza saberes, expressões, celebrações e lugares significativos para a memória nacional e local.

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Como Citar
BRITTO, C. C. O silêncio dos atabaques? Arte pública de matriz africana e memória topográfica em perspectiva. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 201–208, 2017. DOI: 10.18224/mos.v9i2.4940. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4940. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Clovis Carvalho Britto, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor no bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe.

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