MITO, ARQUÉTIPO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS

Conteúdo do artigo principal

Nádia Maria Weber Santos
Luana Lopes Xavier
Ivan Vieira Neto

Resumo

O dossiê “Mito, arquétipo e arte nas Performances Culturais”, coordenado pelos doutorandos Luana Lopes Xavier, Ivan Vieira e pela professora Dra. Nádia Maria Weber Santos, do PPG em Performances Culturais da UFG, tem por objetivo apresentar e interpretar os diversos sistemas simbólicos em que se inserem os processos imagéticos contidos nas Performances Culturais. Estes sistemas são nomeados como mitologias ocidentais e orientais, contos de fada, folclore, cosmogonias e mitologias religiosas, astrologias, alquimia e outros sistemas culturais da representação humana. Os artigos apresentam e discutem alguns sistemas simbólicos, incluindo os símbolos universais, isto é, arquetípicos, relacionando-os às temáticas e aos objetos de pesquisa de seus autores. As discussões teóricas dos artigos são direcionadas a autores das Performances Culturais bem como a teóricos estudados na disciplina e aprofundados nos artigos, como o filósofo neo-kantiano Ernst Cassirer e o pensador da psique, original e revolucionário no século XX, Carl Gustav Jung. Alguns conceitos trabalhados na disciplina são explorados pelos autores na inter-relação com seus objetos de estudo, entre eles: sistemas simbólicos, imagens míticas, mitologema, arquétipos e símbolos arquetípicos. Partindo da indagação “como pensar as imagens arquetípicas na produção imagética contemporânea e qual a relação entre imagem, ação e Performance”, os artigos percorrem o caminho da tentativa de interpretação de algumas destas imagens, correlacionando sempre psique individual e psique coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, N. M. W.; XAVIER, L. L.; NETO, I. V. MITO, ARQUÉTIPO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 13, p. 3–5, 2020. DOI: 10.18224/mos.v13i0.8270. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8270. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História (UFRGS). Médica, psiquiatra junguiana desde 1986. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (UFG). Universidade Federal de Goiás

Luana Lopes Xavier, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Performances culturais (UFG). Mestre e Bacharel em Filosofia (UFG). Universidade Federal de Goiás.

Ivan Vieira Neto

Professor Assistente do Curso de História da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.