CONGADAS: MEMÓRIA E TRADIÇÃO AFRO-BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Rosinalda Correa da Silva Simoni

Resumo

Um dos muitos resultados da diáspora africana é a presença de reis negros nas Américas, representantes de grupos étnicos específicos, presentes no interior de quilombos e de irmandades católicas negras. Nessas irmandades também os reis negros se tornam referências daquilo que no Brasil, tempos depois, resulta nos festejos das Congadas. Os estudos das situações em que existiram esses reis nas Américas esclareceram como africanos e europeus interagiram no contexto da colonização americana sob um regime escravista criando novas perspectivas para se reescrever a história desse período dando voz a outros protagonistas do processo de construção da nação brasileira. O dossiê “Congadas: memória e tradição afro-brasileira” abordará estudos sobre a memória da Brasil escravocrata sob a perspectiva dos festejos que nasceram em terras brasileiras mas que tem raiz africana, festejos estes que devem ser entendidos também como espaço de resistência, e berço de ressignificações simbólicas que proporcionaram aos seus fiéis a possibilidade de se reafirmar enquanto africanos. Com ênfase nas irmandades negras, na Congada e nos vários desdobramentos que a mesma recebeu de acordo com cada região do país em que esse festejo é comemorado. Concebemos que discutir temas como este em uma perspectiva histórica é, acima de tudo, discorrer sobre memórias, tradições e religiosidade afrobrasileira. Assim, o presente dossiê visa fomentar discussões acerca do tema proposto presente em diferentes estados do Brasil, e convida autores a submeterem artigos que tratem dessa questão por meio de pesquisas de campo, etnográficas ou com vivência respaldada pelo meio acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SIMONI, R. C. da S. CONGADAS: MEMÓRIA E TRADIÇÃO AFRO-BRASILEIRA. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 1, p. 255–260, 2019. DOI: 10.18224/mos.v12i1.7863. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7863. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Rosinalda Correa da Silva Simoni, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás - UnU - Goiás (2004) Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural UEG (2006), Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural (área de Concentração Arqueologia) PUC-Goiás (2009) e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás, 2017). Atualmente cursa estágio pós-doutoral em História pela PUC-Goiás. Atua como pesquisadora e gestora de projetos nas áreas de antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Arqueologia com ênfase arqueologia pública, Levantamento histórico cultural, educaçãopatrimonial. consultora do Grupo de Mulheres Negras Malunga, Diretora Fundadora da empresa Tekohá Pesquisas Patrimoniais.Linha de pesquisa: Patrimônio Cultural e Território, Grupo de Pesquisa: Memória social e Subjetividade.