A PERFORMANCE DAS IMAGENS SIMBÓLICAS: SÍMBOLOS, INCONSCIENTE COLETIVO, ARQUÉTIPOS E MITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v13i0.7746

Palavras-chave:

Símbolo, Simbolismo, Arquétipos.

Resumo

O ensaio apresenta uma discussão sobre o conceito do símbolo, começando por algumas ideias a partir das obras de Ernest Cassirer e Carl G. Jung, autores que contribuíram grandemente a este objeto. Analisando a constituição do inconsciente coletivo como uma dimensão psicológica onde imagens simbólicas passadas e presentes são armazenadas para referenciar futuras interpretações daquela mesma emoção, caracterizando o arquétipo como conceito trans-histórico, definido uma vez durante sua configuração e outras vezes, onde e quando esta imagem é evocada e reapresentada. Imagens simbólicas podem ser representadas sob perspectivas significativamente diferentes por meio de performances culturais, através das quais elas podem adquirir noções e sentidos expressivamente diferentes, dependendo de contextos históricos específicos.

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Biografia do Autor

Ivan Vieira Neto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Assistente do Curso de História da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

19.08.2020

Como Citar

VIEIRA NETO, I. A PERFORMANCE DAS IMAGENS SIMBÓLICAS: SÍMBOLOS, INCONSCIENTE COLETIVO, ARQUÉTIPOS E MITOS. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 13, p. 21–29, 2020. DOI: 10.18224/mos.v13i0.7746. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7746. Acesso em: 20 abr. 2024.