POR QUE O PALHAÇO NÃO MORRE?

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Roberta Machado Silva
Vânia Dolores Estevam de Oliveira

Resumo

O presente ensaio relaciona a figura do palhaço ao trickster, segundo a teoria de Carl Gustav Jung. Estabelece a relação entre o arquétipo e a vida. Além de pautar a importância do mito na vida, segundo Campbell (1990). O palhaço é apresentado como o herói capaz de nos levar ao encontro do nosso lado sombrio e tolo. Por isso, talvez, a importância da sua permanência, pois nos põe em constante contato com a sombra, mostrando outras faces de nós mesmos.

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Como Citar
SILVA, R. M.; DE OLIVEIRA, V. D. E. POR QUE O PALHAÇO NÃO MORRE?. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 13, p. 30–38, 2020. DOI: 10.18224/mos.v13i0.7555. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7555. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Roberta Machado Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UEG é MBA em Gestão Empresarial (FGV), e Pós Graduação em Construção Civil (UFG), Master, Executive e Professional Coach pela Academia Brasileira de Coach, com certificação Internacional pelo Behaveral Coach Institute (BCI). Participou de projetos como o desenho da Cidade de Lisboa para TVCabo de Portugal, é consultora em projetos comerciais que visem o aproveitamento de espaços e utilização da arquitetura, de forma sustentável, como meio de divulgação e marketing.Proprietária da Empresa Construction Atêlie de Arquitetura, palestrante e representante da vertente que defende a arquitetura como forma do expressar psicológico do individuo, a formação de espaços sustentáveis e de interação pessoal. Diretora e palhaça do Grupo PalhaCia, no estado de Goiás, grupo que promove ações de educação, inserção social e mudança de ambiente, à crianças hospitalizadas e marginalizadas, através da arte.

Vânia Dolores Estevam de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Memória Social e Documento e graduação em Museologia. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2016. Atualmente é Professora do Bacharelado em Museologia e docente permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; e Curadora da Reserva Técnica Documental do Museu Antropológico da UFG. Foi Vice Coordenadora do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (março a julho de 2019). Atuou também na Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, em suas primeira e segunda edições, até dezembro de 2017. Foi membro titular das Áreas de Ciências Humanas no Conselho Editorial da Editora UFG (2015-2019). Livros publicados: Urbano Palco: estudos de performances urbanas (coorganizadora) e Estudo Museológico da Coleção Etnográfica Noel Nutels, Ed. Massangana, em coautoria com Mario Chagas (1987). Da atuação profissional anterior destaque-se que dirigiu as seguintes instituições culturais: Museu Gilberto Freyre (FGF), Museu Casa de Benjamim Constant (Ibram), Museu Casa de Rui Barbosa (FCRB) e Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Iphan), tendo atuado também no Museu do Homem do Nordeste (Fundação Joaquim Nabuco) e no Museu Histórico Nacional. Em 2019 foi agraciada com a Medalha Gilberto Freyre, concedida pela Fundação Joaquim Nabuco e em 2012, com a Medalha de Honra ao Mérito 80 Anos da Escola de Museologia da UNIRIO e com o Certificado de Reconhecimento do Conselho Universitário da UFG. Outros cargos: Coordenadora de Integração Museu Antropológico - Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais/UFG; Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás (2012-2013), Coordenadora de Estágio do bacharelado em Museologia da UFG (2013-2014); Assessora de Museus e Espaços Culturais da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro (1996-1999); Presidente do Conselho Regional de Museologia/2ª Região (1994-1996), Membro individual do Conselho Internacional de Museus (ICOM), da Associação Brasileira de Museologia e membro efetivo do Conselho Regional de Museologia/4ª Região. Financiamentos: Vitae, BNDES, Capes e CNPq. Em 2014 integrou o corpo de jurados do Concurso de Quadrilhas promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás. Membro do corpo de jurados da pré-seleção regional dos projetos inscritos no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, nas edições de 1998, 2003 e 2012. Tem como temas de interesse de pesquisa:performances culturais, museologia, cultura popular e documentação museológica. (Cópias gratuitas de textos publicados em https://ufg.academia.edu/V%C3%A2niadeOliveira/Papers?s=nav#add/close).

Referências

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