CANTOS DE PRESÉPIOS: RITUAL, IMAGENS E SÍMBOLOS NO CENÁRIO MÍSTICO DE PIRENÓPOLIS

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Letícia Wayne Matteucci
Vânia Dolores Estevam de Oliveira

Resumo

Presépios, tradição santimonial e religiosidade envolvem as casas tradicionais pirenopolinas no período natalino. As representações da tradição dos Cantos de Presépios, as rezadeiras e devotos, serão, neste trabalho, apresentadas e retratadas, através da narrativa de quem vivenciou a cerimônia e se relacionou com a mítica e espiritualizada cidade do século XVIII. Buscaremos, através do simbolismo das imagens religiosas representativas, compreender os rituais e celebrações realizadas pela comunidade de Pirenópolis na época do Natal.

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Como Citar
MATTEUCCI, L. W.; DE OLIVEIRA, V. D. E. CANTOS DE PRESÉPIOS: RITUAL, IMAGENS E SÍMBOLOS NO CENÁRIO MÍSTICO DE PIRENÓPOLIS. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 13, p. 96–104, 2020. DOI: 10.18224/mos.v13i0.7548. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7548. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Letícia Wayne Matteucci, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Ciências Sociais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Alves Faria (2017). Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP).

Vânia Dolores Estevam de Oliveira, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Ciências Sociais

Possui doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Memória Social e Documento e graduação em Museologia. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2016. Atualmente é Professora do Bacharelado em Museologia e docente permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; e Curadora da Reserva Técnica Documental do Museu Antropológico da UFG. Foi Vice Coordenadora do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (março a julho de 2019). Atuou também na Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, em suas primeira e segunda edições, até dezembro de 2017. Foi membro titular das Áreas de Ciências Humanas no Conselho Editorial da Editora UFG (2015-2019). Livros publicados: Urbano Palco: estudos de performances urbanas (coorganizadora) e Estudo Museológico da Coleção Etnográfica Noel Nutels, Ed. Massangana, em coautoria com Mario Chagas (1987). Da atuação profissional anterior destaque-se que dirigiu as seguintes instituições culturais: Museu Gilberto Freyre (FGF), Museu Casa de Benjamim Constant (Ibram), Museu Casa de Rui Barbosa (FCRB) e Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Iphan), tendo atuado também no Museu do Homem do Nordeste (Fundação Joaquim Nabuco) e no Museu Histórico Nacional. Em 2019 foi agraciada com a Medalha Gilberto Freyre, concedida pela Fundação Joaquim Nabuco e em 2012, com a Medalha de Honra ao Mérito 80 Anos da Escola de Museologia da UNIRIO e com o Certificado de Reconhecimento do Conselho Universitário da UFG. Outros cargos: Coordenadora de Integração Museu Antropológico - Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais/UFG; Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás (2012-2013), Coordenadora de Estágio do bacharelado em Museologia da UFG (2013-2014); Assessora de Museus e Espaços Culturais da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro (1996-1999); Presidente do Conselho Regional de Museologia/2ª Região (1994-1996), Membro individual do Conselho Internacional de Museus (ICOM), da Associação Brasileira de Museologia e membro efetivo do Conselho Regional de Museologia/4ª Região. Financiamentos: Vitae, BNDES, Capes e CNPq. Em 2014 integrou o corpo de jurados do Concurso de Quadrilhas promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás. Membro do corpo de jurados da pré-seleção regional dos projetos inscritos no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, nas edições de 1998, 2003 e 2012. Tem como temas de interesse de pesquisa:performances culturais, museologia, cultura popular e documentação museológica. (Cópias gratuitas de textos publicados em https://ufg.academia.edu/V%C3%A2niadeOliveira/Papers?s=nav#add/close).

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