IDENTIDADES SOCIAIS EM DIAS DE MODESS

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Tiago Mendes Rodrigues dos Santos

Resumo

Este trabalho procura reconstituir as fases iniciais de uma ampla e profunda transformação na sociedade brasileira em meados do século XX. Dentre vários aspectos, sublinho o processo que daria lugar ao enérgico desenvolvimento da mundialização do capitalismo, quando imensa variedade de novos bens de consumo passa a participar mais intensivamente do cotidiano das pessoas. No momento em que a publicidade e o marketing despontariam não apenas como “divulgadores” de novos produtos, mas atuando estrategicamente na simbolização dos gestos, gostos, modos e modas, ampla gama de objetos participarão da fabricação de identidades e clivagens sociais no ambiente de expansão urbana carioca. Neste caso, elejo a história social dos absorventes higiênicos no Brasil para observar mais de perto as mudanças específicas na convivência das pessoas umas com as outras.

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Como Citar
MENDES RODRIGUES DOS SANTOS, T. IDENTIDADES SOCIAIS EM DIAS DE MODESS. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 10, p. 27–47, 2017. DOI: 10.18224/mos.v10i0.5478. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5478. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Tiago Mendes Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente na área da Sociologia da Cultura, Sociologia do Consumo, Sociologia do Gênero e Sociologia Urbana.

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