Histoire de la Folie: Uma Proto-análise Teórico-Metodológica do Ponto De vista Histórico

Conteúdo do artigo principal

Ronivaldo de Oliveira Rego Santos

Resumo

Este texto trata de apontar caminhos teórico-metodológicos em história, no texto Histoire de la folie. Tem por objetivo traçar como o texto foucaultiano é de difícil classificação, uma vez que é, de certo modo, um texto inaugural. Metodologicamente fazemos uma leitura comparada de História da loucura com autores e teóricos da história. Entre eles se destacam: Prost (2012); Veyne (1995); Albuquerque Junior (2015); Barros (2005) entre outros. Finalmente, mostramos como história da loucura, nas suas malhas, pode ser vista e analisada por mais de um viés historiográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
REGO SANTOS, R. de O. Histoire de la Folie: Uma Proto-análise Teórico-Metodológica do Ponto De vista Histórico. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 267–278, 2017. DOI: 10.18224/mos.v9i2.5120. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5120. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Livres
Biografia do Autor

Ronivaldo de Oliveira Rego Santos, Universidade Estadual de Goiás, Campos Belos Belos/Pontifícia Universidade Estadual de Goiás

Bolsista da FAPEG, Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Ensino de Filosofia, UCAM, Pedagogo, UEG. Docente nos cursos de Letras e Pedagogia da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos. Também é efetivo da Rede municipal desta cidade.