O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE

Juliana Alves de Andrade

Resumo


Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos
as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje
tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de
História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica.
Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/mos.v8i2.4426

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MOSAICO | Programa de Pós-Graduação em História | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7801 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3

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