CI�NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E POLÍTICA NO FILME MESTRE DOS MARES: O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO (EUA, 2003)

Autores

  • Mário Roberto Ferraro UEM

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v8i1.4415

Resumo

Resumo: este artigo analisa algumas das formas de conhecimento presentes no filme O Mestre dos Mares: o lado mais distante do mundo (EUA, 2003), enfatizando os saberes científicos, tecnológicos, simbólicos e literários na sua relação com o artefato filme enquanto mercadoria, procurando demonstrar como a lógica dos mercados dos filmes hollywoodianos se articulava com as necessidades políticas dos EUA no período dos ataques terroristas de setembro de 2002. A metodologia usada foi o paradigma indiciário criado por Carlo Ginzburg porque o filme apresenta apenas pequenas pistas daquilo que pretende mostrar enquanto discussão histórico-política por se tratar de uma obra de entretenimento. Palavras-chave: Mestre dos Mares: o lado mais distante do mundo. Ciência e Tecnologia. Psicologia e Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Roberto Ferraro, UEM

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista/Assis. Professora de História do Brasil na UEM.

Downloads

Publicado

15.12.2015

Como Citar

FERRARO, M. R. CIÃ?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E POLÍTICA NO FILME MESTRE DOS MARES: O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO (EUA, 2003). Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 65–73, 2015. DOI: 10.18224/mos.v8i1.4415. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4415. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres