Um Lugar Fora do Mapa: a colônia do sacramento

Conteúdo do artigo principal

Paulo César Passamai

Resumo

Resumo: por estar fora do atual Estado nacional brasileiro, a Colônia do Sacramento poucas vezes foi considerada algo mais do que um enclave militar e comercial no Rio da Prata. Por isso ela geralmente não consta como parte da história do Brasil. Esta visão nacionalista, de contar a história a partir do Estado nacional, não leva em conta que, dentro do contexto da América portuguesa, ela era parte integrante do â??Estado
do Brasilâ? e tinha um importante papel de colonização na região platina. Durante boa parte do período em que os portugueses se mantiveram nas margens do Rio da Prata, a discussão sobre o que constituía o território pertencente à Colônia do Sacramento seria motivo de conflito entre as Coroas de Portugal e Espanha.
Palavras-chave: Fronteira. Diplomacia. Guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PASSAMAI, P. C. Um Lugar Fora do Mapa: a colônia do sacramento. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 2, p. 133–138, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i2.4141. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4141. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Paulo César Passamai, UFPEL

Doutor em História Social pela USP. Professor na UFPEL. Pesquisa a história das Américas portuguesa e espanhola, especialmente a Colônia do Sacramento.