Atitudes e Valores da Morte em Goiás no Século XIX

Conteúdo do artigo principal

Deuzair José da Silva

Resumo

Resumo: a morte no Goiás oitocentista implicava uma série gestos que permitissem uma boa passagem do morto rumo à eternidade. O objetivo é compreender as atitudes da sociedade goiana oitocentista frente às angústias causadas pela morte, e de como se estabeleceu no ocidente o medo dela. As crenças nas punições, na eficácia das preces
constitui o cerne do problema e conduz para o que vou chamar de â??economia da salvaçãoâ?, àquelas traziam ganhos para vivos e mortos. Assim, minha hipótese é de que os ritos seriam uma resposta ante às incertezas do além. Igreja e leigos â?? esses, principalmente,
através das irmandades â?? são os oficiadores das atitudes aos moribundos e falecidos numa complexa gama de relações entre o mundo terreno e do além-túmulo.
Palavras-chave: Atitudes. Goiás. Morte. Século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, D. J. Atitudes e Valores da Morte em Goiás no Século XIX. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 1, p. 45–58, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i1.3980. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/3980. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Deuzair José da Silva, UEG - Campus de Jussara

Doutor em História. Professor no Departamento de História da Universidade Estadual de Goiás - Campus de Jussara. Coordenador e membro do Grupo de Pesquisa em Teoria da História e Historiografia.