HEGEL NOS TRÓPICOS: O EMBATE ENTRE A MODERNIDADE DE LIMA VAZ E A DECOLONIALIDADE DE ENRIQUE DUSSEL

Autores

  • Renato Paes Rodrigues Doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Igor Giacomassi Mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v15i1.12167

Palavras-chave:

Modernidade, Pós-colonialismo, Georg W. F. Hegel, Dussel, Lima Vaz.

Resumo

Resumo: Este artigo visa refletir sobre a recepção de Hegel na América Latina e suas implicações para teoria da história, a partir de dois posicionamentos bastante distintos. De um lado, temos o filósofo argentino Enrique D. Dussel, cujo projeto intelectual se desenvolve em torno da tentativa de superação da dialética histórica em favor de método analético, que seria uma forma de dar mais espaço ao Outro. De maneira oposta, temos o jesuíta e filósofo brasileiro Henrique C. de Lima Vaz, que baseia suas reflexões sobre a relação entre história e ontologia justamente na dialética histórica hegeliana. Os posicionamentos deste último nos inclinam a pensar que Hegel continua sendo um autor fundamental à teoria da história e também para a ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Paes Rodrigues, Doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Renato Paes Rodrigues é mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO, com a pesquisa intitulada: A atualidade da filosofia da história hegeliana nas obras de Fukuyama e Zizek. Atua principalmente nas áreas de história intelectual, filosofia e teoria da história e história da historiografia alemã. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Históricos (NIET) e do grupo de estudo Historik.

Igor Giacomassi, Mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em História pela Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Universidade Federal de Ouro Preto (PPGHIS - UFOP), vinculado a linha 2: Ideias, Linguagens e Historiografia. Graduado em História pela pela mesma universidade. Tendo interesse nas áreas de Teoria da História e História da Históriografia, principalmente no tange a filosofia e históriografia alemã do século XX. Atualmente pesquisa sobre Secularização, Modernidade e História, com principal foco as obras do filósofo Hans Blumenberg. Também estuda temas relacionados a Religião, como o Pluralismo na sociologia de Thomas Luckmann e Peter Berger. Idealizador e Coordenador do Historik (HK) - Grupo de Estudos em Historiografia Alemã.

Downloads

Publicado

06.09.2022

Como Citar

RODRIGUES, R. P.; GIACOMASSI, I. HEGEL NOS TRÓPICOS: O EMBATE ENTRE A MODERNIDADE DE LIMA VAZ E A DECOLONIALIDADE DE ENRIQUE DUSSEL. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 15, n. 1, p. 261–279, 2022. DOI: 10.18224/mos.v15i1.12167. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12167. Acesso em: 18 abr. 2024.