A Roça Asurini e o Fogo Bonito de Aí

Conteúdo do artigo principal

Caroline Caromano
Leandro Matthews Cascon
Rui Sérgio Sereni Murrieta

Resumo

Resumo: a queima é uma prática comum nos sistemas tradicionais de agricultura, como de populações indígenas Asurini do Rio Xingu, no leste da Amazônia. As queimadas das roças envolvem não somente o controle da secagem das madeiras derrubadas e conhecimento do regime das chuvas, da temperatura do ambiente e da direção e velocidade dos
ventos, mas também negociações com o sobrenatural. Neste trabalho, estamos especialmente interessados no aspecto ritual do fogo durante a abertura e limpeza das roças Asurini, demonstrando através de observações obtidas em campo como o fogo toma dimensões
simbólicas nesta prática.
Palavras-chave: Asurini do Xingu. Fogo. Roça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAROMANO, C.; CASCON, L. M.; MURRIETA, R. S. S. A Roça Asurini e o Fogo Bonito de Aí. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 131–140, 2016. DOI: 10.18224/hab.v14.1.2016.131-140. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/5079. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Caroline Caromano, USP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do MAE/USP. Bolsista FAPESP. Mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional, UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH- USP).

Leandro Matthews Cascon, USP

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do MAE/USP. Bolsista FAPESP. Mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional, UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH- USP).

Rui Sérgio Sereni Murrieta, USP

Doutor em Antropologia pela University of Colorado, Professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, IB/USP, Coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH- USP).