MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS

Conteúdo do artigo principal

Girlene Chagas Bulhões

Resumo

Em meio às suas múltiplas tensões e significados, os museus são considerados instituições nas quais nossas memórias são guardadas e comunicadas para que não as percamos de vista. No entanto, alguns deles, com intenção consciente ou não, fazem justamente o contrário: silenciam sistemática e deliberadamente as lembranças de determinados assuntos e grupos socioculturais. Dessa forma, transformam-se em Performances Culturais para o esquecimento. Com base principalmente nos Estudos das Performances Culturais, nas Museologias Social e Afetiva, na Cartografia Social, nos Estudos Queer e em autoras e autores pós-estruturalistas, nesta dissertação teço considerações sobre esse fato, que considero ser uma controvérsia museal, a partir de passagens das mitologias grega e iorubá, dos conceitos de Pacto Museal, Drama Social, Máscara, Fachada, Cenário, Seletividade, Museus/Performances Museais Arbóreas e Rizomáticas, Afeto, Rizoma e Arte Bruta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BULHÕES, G. C. MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 583–584, 2019. DOI: 10.18224/hab.v17i2.7420. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Resumos / Abstracts
Biografia do Autor

Girlene Chagas Bulhões, Universidade de Brasília (UnB) - professora substituta do Curso de Museologia/FCI; Musgo (Museu dos Gostos e Afetos) - idealizadora; Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - técnica museóloga

Museóloga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais/Faculdade de Ciências Sociais (FCS)/Universidade Federal de Goiás(UFG); Especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH)/UFG. Professora Substituta do Curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB), integrante do mUSgO (Museu dos Gostos e Afetos), Técnica Museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).