Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
(2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em
cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os sÃmbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da famÃlia, pela
organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o sÃmbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois perÃodos
analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura
da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente.
Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).