PROJETO ARQ-GEO: MEMÓRIA INFORMACIONAL E GEOPROCESSAMENTO EM ARQUEOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Jorge Eremites de Oliveira
Luana Carla Martins Campos Akinruli
Samuel Ayobami Akinruli

Resumo

Esse texto apresenta os resultados do Projeto ARQ-GEO que, organizado para a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), tem o objetivo de reunir informações sobre a formação profissional em Arqueologia no Brasil. Por meio da programação criada e disponível na plataforma (https://arqgeo.insod.org/en) é possível pesquisar informações estatísticas e utilizar ferramentas de geolocalização sobre os cursos de Arqueologia. Além de um balanço sobre esse campo científico, em seus aspectos institucionais de formação profissional e que indicam sobre as áreas (temáticas e geográficas) de concentração da pesquisa em Arqueologia no país, o Projeto ARQ-GEO ressaltou discussões sobre os procedimentos de acesso à informação em uma ação voltada à memória social da ciência.

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Como Citar
OLIVEIRA, J. E. de; AKINRULI, L. C. M. C.; AKINRULI, S. A. PROJETO ARQ-GEO: MEMÓRIA INFORMACIONAL E GEOPROCESSAMENTO EM ARQUEOLOGIA. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 123–145, 2020. DOI: 10.18224/hab.v18i1.7956. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7956. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Jorge Eremites de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Doutor e Mestre em História/Arqueologia pela PUCRS. Licenciado em História pela UFMS. Docente na UFPel

Luana Carla Martins Campos Akinruli, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (INSOD)

Vencedora do Grande Prêmio UFMG de Teses no grupo Grandes Áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes (UFMG, 2019) e da Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFMG, 2019). Realiza residência pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História (UFMG), onde leciona como professora colaboradora sendo vinculada ao Núcleo de História Oral (NHO) do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP). É cofundadora do Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (INSOD) e coordenadora de projetos da mesma instituição. É doutora em Antropologia na Linha de Pesquisa Arqueologia do Mundo Moderno e Contemporâneo (UFMG), mestra em História pela Linha História Social da Cultura (UFMG) e licenciada em História (UFMG), com formação complementar em Antropologia e Arqueologia (UFMG). Possui experiência docente, em pesquisa e extensão com foco interdiscciplinar, abordando temas como patrimônio cultural (material e imaterial), memória social, conflitos socioambientais, crítica pós-colonial, cartografias sociais e mineração. Atua em pesquisas versando sobre arqueologia histórica, antropologia e história social da cultura, baseando-se em investigações etnográficas e pesquisa de campo junto às comunidades. É educadora dedicada a ações em educação patrimonial, formação de professores e confecção de materiais didáticos, além de pesquisadora de temas relacionados à cultura africana e afro-brasileira, e trato com fontes iconográficas com destaque para a cultura visual e história da fotografia. É fotógrafa da Anil da Imagens e possui experiência em consultorias e assessorias técnicas no âmbito da cultura. É sócia-efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e da Associação Nacional de História (ANPUH). É associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Integra o Núcleo de História Oral (NHO/UFMG) do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP/UFMG) e o Laboratório de Arqueologia da Fafich/UFMG (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7686642250987835), ambos certificados pelo CNPq e sediados na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), além do NEPPAMCs - Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6110835540001839), também certificado pelo CNPq e sediado na Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG). Ainda, integra o GT SAB - Acervos Arqueológicos da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB) e faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB) na gestão 2020-2022.

Samuel Ayobami Akinruli, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (INSOD)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFMG). Mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais/ Geoprocessamento (UFMG). Bacharel em Ciências Econômicas pela Lagos State University/ UFMG.

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