Arqueologia Subaquática no "Umbigo" da Bahia de Todos os Santos

Conteúdo do artigo principal

Leandro Domingues Duran
Gilson Rambelli

Resumo

Resumo: o presente artigo apresenta os resultados obtidos pelo levantamento arqueológico subaquático desenvolvido no entorno submerso do Forte São Marcelo como parte dos processos de licenciamento ambiental do projeto de ampliação do Porto Organizado de Salvador,
desenvolvidos pelo MAE/UFBA. Nesse sentido foram identificados contextos estruturados de um sítio arqueológico subaquático do tipo depositário, bem como resquícios arquitetônicos representativos de configurações pretéritas desse importante equipamento militar de defesa.
Palavras-chave: Arqueologia subaquática. Forte São Marcelo. Arqueologia histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DURAN, L. D.; RAMBELLI, G. Arqueologia Subaquática no "Umbigo" da Bahia de Todos os Santos. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 89–104, 2016. DOI: 10.18224/hab.v13.2.2015.89-104. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4797. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Leandro Domingues Duran, UFSE

Professor no Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe, Co-Coordenador do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (LAAA/UFS) e pesquisador associado do Ceans/Unicamp.

Gilson Rambelli, UFSE

Professor no Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe, Co-Coordenador do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (LAAA/UFS) e Bolsista PQ-CNPQ