O Registro de Manifestações Culturais Tradicionais ou uma Aventura pelos Novos Caminhos das Políticas Públicas Brasileiras

Conteúdo do artigo principal

Lara Santos de Amorim

Resumo

O artigo discute como uma manifestação tradicional a Folia do Divino está sujeita à s amplas negociações de sentido que fazem parte da dinâmica dos processos culturais contemporâneos. A etnografia sobre a Folia de Formosa, em Goiás, indica a dinâmica da produção da festa e sua relação com o campo de poder da sociedade globalizada. Discute-se, neste contexto, a pertinência das políticas públicas de patrimônio imaterial implementadas pelo IPHAN e o papel do antropólogo neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AMORIM, L. S. de. O Registro de Manifestações Culturais Tradicionais ou uma Aventura pelos Novos Caminhos das Políticas Públicas Brasileiras. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 4, n. 1, p. 493–511, 2009. DOI: 10.18224/hab.v4.1.2006.493-511. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/366. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles