O ATERRAMENTO COMO TERCEIRA VIA

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Codevilla Soares

Resumo

Ou negamos o problema ou vamos ATERRAR! Segundo Latour (2020), mais do que ser esquerda-direita, liberal-conservador, global-local, a questão que nos polariza atualmente é o negacionismo-aterramento. No livro “Onde Aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno”, o autor explica a questão e mostra como ela nos conduziu a essa encruzilhada.
De forma didática, a obra aborda acontecimentos políticos extremamente recentes. Com uma linguagem acessível, sem citações no corpo do texto e evitando a densidade teórica característica ao autor, propõe-se uma radical reorientação política rumo ao terrestre.
Nesta resenha, não realizarei uma síntese do livro. Proponho-me, antes, a discutir os principais conceitos que estruturam a obra e as suas ideias mais sensíveis acerca de como atualizar possibilidades coletivas (e híbridas) de existir no antropoceno .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES, F. C. O ATERRAMENTO COMO TERCEIRA VIA. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 133–135, 2021. DOI: 10.18224/hab.v19i1.9085. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9085. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Resenhas / Reviews
Biografia do Autor

Fernanda Codevilla Soares, UFMG

Arqueóloga, bolsista de pós-doutorado do LEACH (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas) / UFMG.

Referências

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? – Como se orientar politicamente no Antropoceno. Tradução Marcela Vieira. Rio de Janeiro: Bazar Tempo, 2020.