Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos

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Mariana Fernandes Costa
Jorge Coelho Soares

Resumo

Resumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar símbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia
(2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em
cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os símbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da família, pela
organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o símbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois períodos
analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura
da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente.
Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.

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Como Citar
COSTA, M. F.; SOARES, J. C. Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 11, n. 2, p. 159–170, 2013. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles