A Preservação do Patrimônio Arqueológico: a interseção com o meio ambiente e a identidade cultural

Conteúdo do artigo principal

Carlos Xavier de Azevedo Netto

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a relação entre o patrimônio arqueológico e a sua preservação diante dos estudos ambientais dos grandes projetos. Para tanto, serão observados a regulamentação dos estudos sobre o patrimônio arqueológico, a dimensão que assume diante das agências regulatórias e o papel dos instrumentos legais que instituíram a inclusão das ações preservacionistas. Por meio das ações de educação patrimonial, reconhece-se o vínculo entre o patrimônio arqueológico e a sociedade, por meio de mecanismos de memória e do eferenciamento de identidade, papel social da Arqueologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NETTO, C. X. de A. A Preservação do Patrimônio Arqueológico: a interseção com o meio ambiente e a identidade cultural. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 3, n. 1, p. 145–169, 2008. DOI: 10.18224/hab.v3.1.2005.145-169. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/218. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Carlos Xavier de Azevedo Netto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba. Arqueólogo.