Estruturas Rituais Pré-Coloniais na Costa do Amapá

Conteúdo do artigo principal

João Saldanha
Mariana Cabral

Resumo

Resumo: o Amapá foi o local de florescimento de culturas arqueológicas caracterizadas por estilos cerâmicos com uma diversidade de formas de construção e uso de estruturas cerimoniais. Algumas delas são monumentais, como megalitos, poços e cavernas. Elas apresentam um desejo de intervir na paisagem, ativando locais através de deposições específicas. Apresentaremos aqui uma síntese das práticas relacionadas com estas estruturas rituais, encarando-as como uma sequência de ação ritual que tem com finalidade estabelecer ligações simbólicas com locais
específicos, comunicando significados através de sua forma, conteúdos e qualidades simbólicas.
Palavras-chave: Ritual. Estruturas funerárias. Arqueologia Amazônica. Arqueologia do Amapá

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SALDANHA, J.; CABRAL, M. Estruturas Rituais Pré-Coloniais na Costa do Amapá. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 73–86, 2016. DOI: 10.18224/hab.v14.1.2016.73-86. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/5076. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

João Saldanha, PUCRS

Doutorando em Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Graduado em História pela UFRGS. Arqueólogo do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá.

Mariana Cabral, PUCRS

Doutora em Antropologia, com área de concentração em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da PUCRS. Graduada em História pela UFRGS. Professora no Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG.