Arqueologia Preventiva: uma disciplina na confluência da arqueologia pública e da avaliação ambiental

Conteúdo do artigo principal

Solange Bezerra Caldarelli

Resumo

Resumo: a Arqueologia Preventiva, nascida no início da segunda metade do século XX da preocupação com as crescentes alterações socioambientais decorrentes da expansão dos empreendimentos de infraestrutura num mundo com densidade populacional crescente,
expandindo-se em progressão geométrica sobre a superfície terrestre, é a que mais recursos materiais e humanos passou a mobilizar, em especial a partir do último quartel daquele século. A reflexão sobre como tem se dado sua atuação, na confluência entre a Arqueologia Pública e a Avaliação Ambiental, numa perspectiva internacional, com amplos reflexos em sua prática no Brasil, é o que pretende discutir criticamente o presente artigo, sempre que possível com exemplos concretos desta atuação.
Palavras-chave: arqueologia preventiva, arqueologia pública, avaliação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CALDARELLI, S. B. Arqueologia Preventiva: uma disciplina na confluência da arqueologia pública e da avaliação ambiental. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 1, p. 5–30, 2015. DOI: 10.18224/hab.v13.1.2015.5-30. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4240. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles