OS BENS CULTURAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Conteúdo do artigo principal

Luana Cristina da Silva Campos
Aline Vieira de Carvalho
Luciano Pereira da Silva

Resumo

Por que devemos pensar sobre a temática das mudanças climáticas e os bens culturais? Ao longo dos últimos anos pudemos observar a recorrência de eventos climáticos extremos, como as tempestades torrenciais que destruiu o centro histórico de São Luís do Paraitinga-SP (2010), o tornado que atingiu o Museu de São Miguel das Missões-RS (2016), as queimadas no Parque Estadual de Monte Alegre - PA que atingiram as pinturas rupestres do Sítio Serra da Lua, no Pará (2019), entre outros efeitos que detêm relações com as mudanças observadas no clima, especialmente a partir do século XIX. Diante desses fatos, o vol. 19, n. 1 de 2021 da Revista Habitus traz o dossiê “Os bens culturais frente a mudança climática” como proposição do Comitê Científico Internacional sobre Mudanças Climáticas do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – no Brasil, como forma de promover ações que visam reunir estudos e pesquisas que tratem dos efeitos da mudança climática sobre os bens culturais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPOS, L. C. da S.; CARVALHO, A. V. de; SILVA, L. P. da. OS BENS CULTURAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 3–5, 2021. DOI: 10.18224/hab.v19i1.9118. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9118. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Apresentação do Dossiê / Dossier Presentation
Biografia do Autor

Luana Cristina da Silva Campos, Universidade Estadual de Goiás

Doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no programa "Quaternário, Materiais e Culturas" com apoio financeiro do programa de doutorado Pleno do Exterior CAPES, reconhecido no Brasil pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Pernambuco - UFPE. Mestra pelo programa Erasmus mundus "Quaternário e Pré-historia " através do mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Pós Graduada em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra/INML. Especialista em SIG pelo Instituto Técnico de Tomar.Graduada em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Associado ao CGeo - Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e ao Comité Científico ICOMOS-BR sobre Mudanças Climáticas. Professora no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Professora Substituta no Curso de História da Universidade Estadual de Goiás. Pós-doutoranda do Laboratório de Arqueologia "Paulo Duarte" - UNICAMP. Áreas de atuação: Arqueologia - Patrimônio Cultural - Alterações Climáticas - Comportamento Humano - História.

Aline Vieira de Carvalho, Presidente do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR (NEPAN/UNICAMP)

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/Unicamp). Coordenadora do GT Mudanças Climáticas e Patrimônio (ICOMOS – Br), do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Unicamp) e do Mestrado Profissionalizante em História (Profhistória/unicamp). Historiadora, trabalha em uma perspectiva interdisciplinar com temas do patrimônio, memória, arqueologia pública e história ambiental.

Luciano Pereira da Silva, Conselho Científico do Comitê de Mudanças Climáticas do ICOMOS-BR (UNEMAT)

Comitê Científico sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR/UNEMAT.