Imagem para capa

O ATERRAMENTO COMO TERCEIRA VIA

Fernanda Codevilla Soares

Resumo


Ou negamos o problema ou vamos ATERRAR! Segundo Latour (2020), mais do que ser esquerda-direita, liberal-conservador, global-local, a questão que nos polariza atualmente é o negacionismo-aterramento. No livro “Onde Aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno”, o autor explica a questão e mostra como ela nos conduziu a essa encruzilhada.
De forma didática, a obra aborda acontecimentos políticos extremamente recentes. Com uma linguagem acessível, sem citações no corpo do texto e evitando a densidade teórica característica ao autor, propõe-se uma radical reorientação política rumo ao terrestre.
Nesta resenha, não realizarei uma síntese do livro. Proponho-me, antes, a discutir os principais conceitos que estruturam a obra e as suas ideias mais sensíveis acerca de como atualizar possibilidades coletivas (e híbridas) de existir no antropoceno .

Palavras-chave


mutações climáticas; agência; híbridos.

Texto completo:

PDF

Referências


LATOUR, Bruno. Onde aterrar? – Como se orientar politicamente no Antropoceno. Tradução Marcela Vieira. Rio de Janeiro: Bazar Tempo, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v19i1.9085

Direitos autorais 2021 Fernanda Codevilla Soares

Rodapé - Habitus

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


HABITUS| Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7798 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3

Visitantes - (04/09/2017 - 12/08/2021)

Fonte: Google Analytics.